ABORDAGEM JORNALÍSTICA DO TEMA SUICÍDIO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

Autores

  • Tanyse Galon Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM / MG
  • Angélica de Souza Martins Gonçalves

Resumo

O presente estudo teve como objetivo identificar como o tema do suicídio é discutido na mídia jornalística contemporânea, por meio de um recorte local/temporal. Foi desenvolvida uma pesquisa documental no jornal El País - Edição Brasil, buscando-se publicações do ano de 2017, com o termo de busca “suicídio”. Foram encontradas 32 publicações. Emergiram os seguintes assuntos: suicídio de um artista ou celebridade; suicídio, redes sociais e tecnologia; suicídio relacionado a pessoas acusadas/sentenciadas; suicídio e doença terminal; relato pessoal sobre suicídio; relacionamentos e suicídio; trabalho e suicídio; solidão/depressão e suicídio; bullying e suicídio; suicídio nas séries; e política e suicídio. Concluiu-se que o papel da mídia jornalística é fundamental para uma discussão coletiva, construtiva e responsável com vistas à prevenção do suicídio.

Biografia do Autor

Tanyse Galon, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM / MG

Bacharel em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - EERP/USP (2009). Doutora em Ciências, na Linha de Pesquisa em Saúde do Trabalhador, Programa Enfermagem Fundamental - EERP/USP (2015). Membro da Rede Enfermagem em Saúde Ocupacional - RedENSO. Foi enfermeira assistencial na Enfermaria de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - HCFMRP/USP (2013-2015) e Professora do Departamento de Enfermagem - DEnf da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2015-2017). Atualmente é Professora Efetiva Adjunto A do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM. Atua principalmente nas seguintes áreas: Saúde do Trabalhador, Saúde Mental, e Filosofia e Saúde.

Publicado

2019-01-18

Como Citar

Galon, T., & Gonçalves, A. de S. M. (2019). ABORDAGEM JORNALÍSTICA DO TEMA SUICÍDIO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA. In Revista | ISSN: 1980-6418, 9(9), 92–111. Recuperado de https://revistas.unaerp.br/inrevista/article/view/1391

Edição

Seção

Artigos