Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço de 1,5cm; usa uma fonte Arial 12 pt; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Autoria

Devem ser especificadas as contribuições individuais de cada autor na elaboração do texto do artigo submetido, segundo os critérios de autoria do International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE). O reconhecimento da autoria deve ser baseado nos seguintes aspectos: 1) Concepção e projeto ou análise e interpretação dos dados; 2) Redação do artigo ou revisão crítica relevante do conteúdo intelectual; 3) Aprovação final da versão a ser publicada. A contribuição de cada um dos autores deve ser explicitada em declaração assinada individualmente pelos autores, a ser enviada no ato de submissão do texto.

O número de autores é limitado a oito e, excepcionalmente, será examinada a possibilidade de inclusão de outros autores, considerando as justificativas apresentadas. Justificativas não relacionadas aos aspectos estabelecidos pelo ICMJE deverão figurar na seção de Agradecimentos, que inclui instituições e/ou pessoas que possibilitaram, de alguma forma, a realização da pesquisa.

Todos os autores deverão dispor de informações sobre a instituição vinculada e o cadastro/número de registro na plataforma ORCID (https://orcid.org/). Para o autor principal, deverá também constar o nome e endereço completo para correspondência.

Os autores devem inserir na Carta de Apresentação (Cover Letter), a declaração de ciência de que o texto científico, após submetido, não poderá ser alterado quanto a ordem e número de autores.

Todas as indicações dos autores serão feitas apenas no sistema, e não deverão constar no corpo do manuscrito.

Direitos autorais

Os autores devem ceder os direitos autorais do texto submetido à RCI, por meio da assinatura de todos os autores, da Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais.

Submissão dos manuscritos

Todos os artigos devem ser submetidos pelo sistema online Open Journal Systems – OJS. Do mesmo modo, todos os processos de avaliação só serão considerados válidos se forem realizados via esse sistema.

Os trabalhos devem ser enviados nos idiomas português ou inglês, e devem ter sido realizados, no máximo, nos últimos cinco anos. Ademais, os trabalhos devem ser submetidos com cópia de aprovação de um Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos ou de Animais, de acordo com o tipo de pesquisa. Para estudos do tipo ensaio clínico, os autores deverão o número de registro do Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (The Brazilian Registry of Clinical Trials) – ReBEC, ou do ClinicalTrials.gov, ou outro número de cadastro de ensaios clínicos, conforme recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e ICMJE.

A prioridade de publicação será avaliada de acordo com a originalidade do trabalho, sua relevância e avanço teórico e/ou prático do conhecimento sobre o tema debatido. Ademais, serão considerados manuscritos com alta qualidade científica, rigor metodológico e análise apropriada, de acordo com os tipos de estudo.

Para melhor avaliação, pontua-se que os autores invistam no desenvolvimento criativo dos trabalhos, destacando os aspectos principais, de modo objetivo, e suas contribuições.

Não será aceita qualquer menção a autores e/ou colaboradores no corpo do artigo. Caso sejam identificados, o processo de avaliação será automaticamente cancelado, uma vez que isso impacta na garantia da avaliação double-blind.

Cover letter: deve ser apresentada como uma carta ao Editor, de no máximo uma página, justificando a necessidade de publicação do trabalho na RCI, destacando as principais contribuições e os avanços para a área do conhecimento.

Categorias de artigos aceitos para publicação

Artigos originais: contribuições teóricas e/ou técnicas destinadas a divulgar resultados de pesquisa original/inédita, que possam ser replicados ou generalizados e pesquisas de abordagem metodológica qualitativa. Até 15 páginas.

Para ensaios clínicos, utilizar o guia CONSORT (checklist e fluxograma), para basear a construção do manuscrito.

Para estudos observacionais em epidemiologia, utilizar o guia STROBE.

Para estudos qualitativos, utilizar o guia COREQ.

Para estudos de melhoria de qualidade, consultar o guia SQUIRE 2.0.

Artigos de revisão: estudos avaliativos críticos, abrangentes e sistematizados, resultados de pesquisa original e recente. Todos os manuscritos dessa categoria devem apresentar método bem formulado, com descrição minuciosa acerca das etapas da pesquisa. Devem responder à uma pergunta de relevância para a área de interesse. Dentre os métodos, incluem-se: metanálise, metassíntese, scoping review, mapping review, overview, revisão sistemática, revisão integrativa. Até 15 páginas.

Utilizar o guia PRISMA (checklist e fluxograma), e suas extensões.

Relatos de experiência: contribuições acerca de experiências sobre o ensino, atividades de extensão/práticas ou descrição de inovações tecnológicas. Até 12 páginas.

Relato de caso: destina-se à publicação de casos de interesse geral, seja pela raridade na literatura ou pela forma de apresentação não usual. Até 10 páginas.

Artigos de reflexão: análises críticas e debates acerca de temas relevantes. Deve-se analisar pontos de vista teóricos e/ou práticos sobre um determinado tema, de modo opinativo e reflexivo. Até 10 páginas.

Cartas ao editor: incluem cartas sobre discussões de artigos publicados recentemente pela RCI (até os últimos dois anos), ou discussões sobre novos temas, artigos originais e achados científicos significativos. Até duas páginas.

Estrutura dos manuscritos

O texto deve conter a seguinte estrutura: título, resumo, palavras-chave em português e inglês, introdução, método, resultados, discussão, conclusão e referências. Os nomes das seções Introdução, Método, Resultados, Discussão, Conclusão e Referências, deverão ser apresentados em negrito, com a primeira letra em caixa alta, apenas. (Ex.: Introdução). Apenas os Artigos de Reflexão e Cartas ao Editor não precisarão seguir essa estrutura.

Os trabalhos deverão ser formatados considerando as seguintes instruções:

  • Arquivo no formato .doc ou .docx (Microsoft Word);
  • Tamanho A4 (21 cm x 29,7 cm ou 8,27” x 11x7”), com margens superiores, inferiores e laterais de 2,5 cm;
  • Fonte Arial, tamanho 12 (em todo o texto – do título às referências). Tabelas e Figuras deverão ter tamanho 11;
  • Espaço de 1,5 cm entre as linhas desde o título até as referências, com exceção das tabelas, que devem ter espaçamento simples;
  • Destaques, nomes em outro idioma deverão utilizar itálico.

Não serão permitidas no texto palavras em negrito, sublinhadas, em caixa alta, comentários e/ou highlights /marcadores do Microsoft Word.

Título: deverá ser conciso e objetivo, no idioma em que o texto for submetido, com até 15 palavras e em negrito. A utilização de siglas, abreviações e localização geográfica não será permitida. De preferência, considerar a inclusão de um ou mais descritores na composição do título.

Resumo: estruturado em um único parágrafo, em até 250 palavras, considerando Objetivo, Método, Resultados e Conclusão. Deve-se utilizar fonte Arial 12, com espaçamento de 1,5 cm entre as linhas. O objetivo deve ser claro, direto e descrito com tempo verbal no infinitivo. O método deve conter o tipo de estudo, a amostra, principais variáveis, instrumentos utilizados na pesquisa e o tipo de análise. Os resultados devem ser informativos e destacarem as principais contribuições do estudo. A conclusão deve responder ao objetivo do estudo, trazendo recomendações objetivas para o avanço científico. Não trazer recomendações genéricas (Ex.: outros estudos sobre o tema devem ser realizados).

Palavras-chave: deve-se inserir até cinco descritores que reflitam sobre o tema do trabalho. As palavras/termos devem ser separadas por ponto e vírgula. (Ex.: Saúde da Família; Atenção à Saúde; Sistema Único de Saúde). Para estudos da área da saúde, considerar os termos do vocabulário dos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS).

Introdução: apresentação inicial sobre o tema, de forma objetiva, destacando o problema estudado, justificando sua importância e as lacunas do conhecimento. Incluir referências atualizadas, de abrangência nacional e internacional. O objetivo deve ser inserido no último parágrafo da introdução, e deve ser idêntico ao do resumo.

Método: definir tipo de estudo e/ou delineamento; local ou cenário da pesquisa; período de realização; população; critérios de elegibilidade ou definição da amostra; variáveis; instrumentos de coleta de dados; descrição da coleta dos dados; tratamento e análise dos dados; e, aspectos éticos. Caso sejam utilizados referenciais teóricos, explicitar no método.

Resultados: descrever os principais resultados encontrados, sem incluir interpretações e/ou generalizações. Nessa seção, ainda não há espaço para debate de ideias ou comparações com outros estudos. Não repetir informações descritas em tabelas ou figuras. Figuras, tabelas e/ou gráficos devem ser limitados a um total de cinco.

Discussão: apresentação do debate de ideias, de acordo com os resultados obtidos. Destacar aspectos novos, contribuições e a importância do conhecimento adquirido. Sugerir novos delineamentos para o tema e pontuar as limitações do estudo.

Conclusão: responder ao(s) objetivo(s) do estudo, de forma clara e direta, restringindo-se aos dados e/ou achados a partir dos resultados. Não serão aceitas citações de referências nessa seção. Recomendações/sugestões breves devem ser feitas.

Ilustrações: Limitadas a um total de cinco. Figuras, tabelas e/ou gráficos devem ser elaborados no Microsoft Word, em fonte Arial 11 e espaçamento simples entre as linhas. A menção das ilustrações deve vir logo antes de sua inserção no texto. Notas de rodapé da legenda devem ser inseridas logo abaixo da ilustração, restringindo-se ao mínimo necessário. Siglas devem ser esclarecidas logo abaixo da ilustração. Figuras e gráficos deverão estar legíveis e no idioma do texto de submissão, com tamanho máximo de 16x10 cm.

Agradecimentos: deverão ser listadas instituições ou pessoas que contribuíram substancialmente para o desenvolvimento do trabalho. Essa seção não deverá ser enviada no manuscrito original, e só será considerada caso o artigo seja aceito.

Referências: não há limites para referências. No entanto, os autores devem considerar os limites de páginas de cada tipo de estudo. Ademais, recomenda-se que sejam incluídas, no mínimo, 80% de artigos publicados nos últimos cinco anos, de preferência, de trabalhos publicados com DOI (Digital Object Identifier). Sempre que disponíveis, as referências devem ser feitas em inglês. Evitar citações de literatura cinzenta (documentos oficiais, teses, dissertações, livros, revistas não científicas), exceto quando imprescindíveis.

A RCI adota as referências em conformidade com o Estilo Vancouver (https://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html).

Artigos encontrados em periódicos (Listar os primeiros seis autores, seguidos de et al.). Estrutura: Último sobrenome do autor + Iniciais, Último sobrenome do autor + Iniciais. Título do artigo. Nome do periódico abreviado. Ano; volume(número): páginas. DOI: XXXXXXX.

Exemplo:

Carvalho GCN, Lira-Neto JCG, Araújo MFM, Freitas RWJF de, Zanetti ML, Damasceno MMC. Efetividade do gengibre na redução de níveis metabólicos de pessoas com diabetes: ensaio clínico randomizado. Rev. Latino-am Enfermagem. 2020; 28(1): e3369. DOI: https://doi.org/10.1590/1518-8345.3870.3369

Organização como autor

Exemplo:

Grupo de Pesquisa do Programa de Prevenção do Diabetes. Hipertensão, insulina e pró-insulina em participantes com intolerância à glicose. Hipertensão. 2002;40(5):679-86.

Livros

Exemplo:

Murray PR, Rosenthal KS, Silva JC. Microbiologia médica. 4ª ed. Rio de Janeiro: Artmed; 2010.

Outras recomendações e dúvidas, acessar: https://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html

As citações de referência no texto devem ser enumeradas consecutivamente, em algarismos arábicos, sobrescritos e logo após a informação citada. Entre a citação numérica e a palavra que a antecede, não deve existir espaço. Exemplo: os resultados foram elencados por estudos que trabalharam com crianças.1-2

Caso as citações sejam em sequência, os autores deverão utilizar um hífen. Ex.: 1-5

Caso as citações sejam intercaladas, os autores deverão utilizar vírgula. Ex.: 1-5,9

Citações ipsis literes devem ser apresentadas entre aspas, na sequência do texto, e não devem ultrapassar três linhas.

DOCUMENTOS A SEREM SUBMETIDOS

1) Artigo (em word .doc ou .docx – Microsoft Word) – sem indicação dos autores;

2) Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais (anexo);

3) Carta de apresentação do estudo (Cover Letter);

4) Aprovação do estudo pelo Comitê de Ética (se necessário).

Fontes de financiamento

Os autores devem declarar todas as fontes de financiamento ou suporte institucional ou privado, para a realização do estudo. Caso não tenham sido financiados ou recebido suporte material/financeiro de qualquer natureza, os autores deverão declarar que a pesquisa não recebeu financiamento para sua realização.

Declaração de conflito de interesse

Os autores devem informar qualquer potencial conflito de interesse, no ato da submissão do texto. Todos os conceitos emitidos nos textos científicos submetidos à RCI são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo, obrigatoriamente, a opinião do Conselho Editorial.

Existe conflito de interesse, quando há uma divergência entre os interesses privados de um indivíduo (interesses concorrentes) e suas responsabilidades científicas e editoras, de tal forma que um observador razoável pode se perguntar se o comportamento do indivíduo ou o julgamento foi motivado por considerações objetivas ou por interesses concorrentes.

Qualquer conflito de interesse será tratado com base em fluxogramas utilizados pelo Committee on Publication Ethics (COPE). Os gráficos podem ser baixados e acessados a partir do link (http://publicationethics.org/resources/flowcharts). Se algum ou todos os tipos de Conflito de Interesse (mencionados anteriormente) forem detectados (a priori, durante o processo de revisão de pares ou a posteriori à publicação) em algum texto avaliado ou aprovado, o manuscrito ficará em suspenso até que o conflito de interesse seja resolvido.

Responsabilidades

  1. Autores: Todos os autores devem relatar qualquer Conflito de Interesse relacionado com a sua pesquisa para o editor.
  2. Revisores: Todos os colaboradores devem reportar qualquer Conflito de Interesse relacionados com as suas tarefas de revisão para o editor.
  3. Editores: Os editores não devem tomar quaisquer decisões editoriais ou ser envolvido no processo editorial se eles ou um familiar próximo tem um Conflito de Interesse (financeira ou outra) em um manuscrito em particular submetido à revista.

Avaliação dos trabalhos

Os manuscritos deverão ser enviados de acordo com as normas de publicação da RCI, e o interesse sobre o tema será avaliado pelo Editor Chefe (pré-análise). Se adequado às normas, o trabalho será encaminhado aos editores associados, para a seleção dos consultores. Após avaliação dos pares (peer review), o editor associado recomendará ao Editor Chefe sua aprovação, reformulação ou recusa dos textos, baseado nas avaliações dos editores e consultores. O prazo estimado desse processo varia entre 40 e 60 dias.

Revisão gramatical e tradução

Caso tenham seu trabalho aceito, e se solicitado pelos consultores, os autores deverão providenciar uma revisão gramatical com especialista e/ou empresa especializada. O custo dessa revisão é de inteira responsabilidade dos autores. É obrigatório o envio, junto ao texto revisado, da certificação emitida pelo profissional e/ou empresa.

A tradução do texto científico aprovado será solicitada aos autores, que deverão arcar com todos os custos e responsabilidades desse processo. Para garantir a qualidade da tradução, somente serão aceitas traduções acompanhadas de certificação de empresas e/ou especialistas. Título, resumo e texto (incluindo figuras e tabelas), deverão ser traduzidos para o inglês.

Template para submissão: template de submissão

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.