PRESERVANDO AS REGRAS DO JOGO: ANOTAÇÕES SOBRE TRADIÇÃO, LEGITIMIDADE E A “VONTADE DE CONSTITUIÇÃO”, DE KONRAD HESSE

Autores

  • Luan Guilherme Dias Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP), mestrando em Direitos Coletivos e Cidadania.
  • Kelly de Souza Barbosa Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP), mestranda em Direitos Coletivos e Cidadania.

Resumo

O presente estudo tem por objetivo analisar os conceitos de tradição, legitimidade e “vontade de constituição”, de Hesse, a fim de contribuir com a integridade do texto constitucional. Em meio à crise jurídico-política que o país enfrenta, florescem inúmeras tentativas de dilapidar a Constituição Federal, sendo indispensável a retomada e o exame conjunto dessas importantes categorias do pensamento juspolítico. A pesquisa realizada, conjugando o método dedutivo com a análise de dados qualitativos, de natureza bibliográfica, com especial atenção as obras de Carl Friedrich, Norberto Bobbio e Konrad Hesse, permite concluir que é preciso desenvolver uma tradição de respeito à Constituição, evitando e condenando alterações casuísticas promovidas pelo Judiciário e Legislativo, para que a frágil embarcação da democracia não naufrague.

Biografia do Autor

Luan Guilherme Dias, Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP), mestrando em Direitos Coletivos e Cidadania.

Mestrando em Direitos Coletivos e Cidadania pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP), com bolsa pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). E-mail: <luanguilhermedias@hotmail.com>.

Kelly de Souza Barbosa, Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP), mestranda em Direitos Coletivos e Cidadania.

Mestranda em Direitos Coletivos e Cidadania pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP), bolsista CAPES/PROSUP e bacharel em Direito pela Universidade do Estado de Minas Gerais. E-mail: <kelly_sbarbosa@hotmail.com>.

Downloads

Publicado

2018-01-17

Como Citar

Dias, L. G., & Barbosa, K. de S. (2018). PRESERVANDO AS REGRAS DO JOGO: ANOTAÇÕES SOBRE TRADIÇÃO, LEGITIMIDADE E A “VONTADE DE CONSTITUIÇÃO”, DE KONRAD HESSE. Anais Do Congresso Brasileiro De Processo Coletivo E Cidadania, (5). Recuperado de https://revistas.unaerp.br/cbpcc/article/view/1015

Edição

Seção

Cidadania e estado democrático de direito