CONSTITUIÇÃO E DIFERENÇA: AVANÇOS DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 FRENTE AOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DAS MULHERES CAMPONESAS

Autores

  • Neusa Schnorrenberger Mestranda em Direito no PPGD - Mestrado e Doutorado/ URI, Campus Santo Ângelo-RS. Bacharel em Direito pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Campus Santo Ângelo-RS. Integrante do Grupo de Pesquisa “Direitos de Minorias, Movimentos Sociais e Políticas Públicas”, vinculado ao PPGD, acima mencionado. Bolsista CAPES. Advogada.

Resumo

As mulheres no ambiente rural têm uma vida diferente das mulheres da cidade, em especial na questão do trabalho e do reconhecimento de seus direitos, ou da falta deste.  Na maioria das vezes, sua própria família, em especial, o Estado não percebem a importância e da contribuição das camponesas, mantendo-as em papel secundário na hierarquia de visibilidade, participação e acesso aos direitos. Assim, este trabalho apresenta o resultado prévio de uma pesquisa que investiga os avanços da Constituição Federal de 1988 frente aos direitos fundamentais das mulheres camponesas. Para melhor orientar o estudo de como ocorre e quais os avanços constitucionais brasileiros, pertinentes a direitos e garantias para as mulheres camponesas, o artigo assenta-se no estudo teórico e exploratório através da pesquisa documental e bibliográfica, estando ele embasado no método de abordagem dedutivo.

 

Biografia do Autor

Neusa Schnorrenberger, Mestranda em Direito no PPGD - Mestrado e Doutorado/ URI, Campus Santo Ângelo-RS. Bacharel em Direito pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Campus Santo Ângelo-RS. Integrante do Grupo de Pesquisa “Direitos de Minorias, Movimentos Sociais e Políticas Públicas”, vinculado ao PPGD, acima mencionado. Bolsista CAPES. Advogada.

Mestranda em Direito no PPGD - Mestrado e Doutorado/ URI, Campus Santo Ângelo-RS. Bacharel em Direito pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Campus Santo Ângelo-RS. Integrante do Grupo de Pesquisa “Direitos de Minorias, Movimentos Sociais e Políticas Públicas”, vinculado ao PPGD, acima mencionado. Bolsista CAPES. Advogada.

Downloads

Publicado

2018-11-19

Como Citar

Schnorrenberger, N. (2018). CONSTITUIÇÃO E DIFERENÇA: AVANÇOS DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 FRENTE AOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DAS MULHERES CAMPONESAS. Anais Do Congresso Brasileiro De Processo Coletivo E Cidadania, (6). Recuperado de https://revistas.unaerp.br/cbpcc/article/view/1247

Edição

Seção

Constituição Cidadã: Carta de Resistência e Navegação das Diferenças