DILEMAS DA CIDADANIA: REFLEXÕES SOBRE O ACESSO AO DIREITO FUNDAMENTAL À CIDADE

Autores

  • Miriane Maria Willers URI SANTO ÂNGELO

Resumo

As cidades existem há vários séculos, mas a urbanização é típica da modernidade. No Brasil a urbanização foi desordenada e a população mais pobre, em sua maioria, tem acesso à cidade ilegal e clandestina, onde os serviços públicos são escassos ou inexistentes. O presente artigo, deste modo, objetiva analisar os dilemas da cidadania relacionados ao acesso ao direito fundamental à cidade. Sabe-se que as cidades brasileiras apresentam sérios problemas que geram exclusão social, danos ambientais e aumentam a pobreza e a desigualdade. Neste cenário é importante conceituar o direito fundamental à cidade, a partir da Constituição Cidadã. Além de (re)pensar a cidade como espaço de cidadania e resistência em prol da efetivação dos direitos sociais.

Biografia do Autor

Miriane Maria Willers, URI SANTO ÂNGELO

Mestre em Direito pela Universidade Regional Integrada (URI) – Campus de Santo Ângelo. Pós-Graduada em Direito Civil e Processo Civil pela URI – Campus de Santo Ângelo e em Docência para o Ensino Superior pelo Instituto de Ensino Superior de Santo Ângelo (IESA). Graduada em Direito também pelo IESA. Advogada Pública do Município de Santo Ângelo. Integrante do Grupo de Pesquisa Tutela dos Direitos e sua Efetividade.  E-mail: mirianew@yahoo.com.br.

Downloads

Publicado

2018-11-19

Como Citar

Willers, M. M. (2018). DILEMAS DA CIDADANIA: REFLEXÕES SOBRE O ACESSO AO DIREITO FUNDAMENTAL À CIDADE. Anais Do Congresso Brasileiro De Processo Coletivo E Cidadania, (6). Recuperado de https://revistas.unaerp.br/cbpcc/article/view/1289

Edição

Seção

Constituição Cidadã: Carta de Resistência e Navegação das Diferenças