REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NA CONCRETIZAÇÃO DOS DIREITOS DE INCLUSÃO DO DEFICIENTE NA SOCIEDADE EDUCACIONAL
Resumo
Não é de hoje que existe uma preocupação na sociedade para a inclusão da pessoa com deficiência no ambiente escolar. Essa inclusão vem se tornando uma realidade que tem ocasionado discussões no ambiente educacional e na academia. As representações sociais perpassam sobre determinados assuntos, dentro de um processo de trocas e interações sociais, em constante movimento, mutação e presente em diferentes contextos, inclusive na academia diante da inclusão de pessoas com deficiência no ambiente escolar e as “novas” práticas pedagógicas para a concretização dessa inclusão. O presente trabalho tem como objetivo conceituar as Representações Sociais e sua aplicação na inclusão da pessoa com deficiência no ambiente educacional. Dessa forma, foi feito um estudo teórico sobre os direitos e garantias normativas das pessoas com deficiência e as representações sociais da deficiência, com base nos escritores Serge Moscovici, Denise Jadelet. Buscou realizar análise sobre a temática proposta e qual o papel das representações sociais nesse processo de inclusão através de processos de influência social.