REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NA CONCRETIZAÇÃO DOS DIREITOS DE INCLUSÃO DO DEFICIENTE NA SOCIEDADE EDUCACIONAL

Autores

  • Roberta dos Santos Pereira de Carvalho Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé
  • Natal dos Reis Carvalho Júnior Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé

Resumo

Não é de hoje que existe uma preocupação na sociedade para a inclusão da pessoa com deficiência no ambiente escolar. Essa inclusão vem se tornando uma realidade que tem ocasionado discussões no ambiente educacional e na academia. As representações sociais perpassam sobre determinados assuntos, dentro de um processo de trocas e interações sociais, em constante movimento, mutação e presente em diferentes contextos, inclusive na academia diante da inclusão de pessoas com deficiência no ambiente escolar e as “novas” práticas pedagógicas para a concretização dessa inclusão. O presente trabalho tem como objetivo conceituar as Representações Sociais e sua aplicação na inclusão da pessoa com deficiência no ambiente educacional. Dessa forma, foi feito um estudo teórico sobre os direitos e garantias normativas das pessoas com deficiência e as representações sociais da deficiência, com base nos escritores Serge Moscovici, Denise Jadelet. Buscou realizar análise sobre a temática proposta e qual o papel das representações sociais nesse processo de inclusão através de processos de influência social.

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Publicado

2020-03-11

Como Citar

dos Santos Pereira de Carvalho, R., & dos Reis Carvalho Júnior, N. (2020). REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NA CONCRETIZAÇÃO DOS DIREITOS DE INCLUSÃO DO DEFICIENTE NA SOCIEDADE EDUCACIONAL. Anais Do Congresso Brasileiro De Processo Coletivo E Cidadania, 7(7), 514–529. Recuperado de https://revistas.unaerp.br/cbpcc/article/view/1625

Edição

Seção

Direitos sociais e políticas públicas