RESPONSABILIDADE PREVIDENCIÁRIA DO ESTADO COMO PRESSUPOSTO À EFETIVIDADE DA CIDADANIA: A CONCEPÇÃO DE MÍNIMO DE BEM-ESTAR ECONÔMICO EM THOMAS HUMPREY MARSHALL.

Autores

  • Valter Foleto Santin Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus de Jacarezinho, Paraná, Brasil
  • Juan Roque Abílio UENP

Resumo

O presente trabalho busca analisar, através do método de abordagem dedutivo e comparativo, usando da pesquisa bibliográfica, a ligação existente entre o conceito de cidadania desenvolvida por Thomas Humprey Marshall, em especial na ideia de mínimo de bem-estar econômico, com o direito previdenciário. Ao longo do desenvolvimento do trabalho, notou-se que o direito previdenciário encontra-se contido no chamado mínimo de bem-estar econômico necessário para o desenvolvimento da cidadania, ao passo que concede ao cidadão um piso mínimo de condições financeiras para o pleno exercício de sua cidadania, ou seja, sem este mínimo garantido pela previdência social o próprio exercício dos direitos ligados à cidadania estariam comprometidos, ao passo que não traria a liberdade necessária para o desenvolvimento das liberdades cidadãs.

Biografia do Autor

Valter Foleto Santin, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus de Jacarezinho, Paraná, Brasil

Professor dos programas de Mestrado e Doutorado da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP, Campus Jacarezinho, Brasil), Doutor em Direito (USP - Universidade de São Paulo, Brasil), Pós-doutor pelo programa do Ius Gentium Conimbrigae (Coimbra, Portugal). Líder do Grupo de pesquisa Políticas públicas e efetivação dos direitos sociais (UENP). Promotor de Justiça em São Paulo.

Juan Roque Abílio, UENP

Mestrando em Ciência Jurídica pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Especialista em Direito do Estado pela PROJURIS/UNIFIO. Especialista em Direito Previdenciário pela EPD. Especialista em Direito Processual Civil pela FDDJ. Graduado em Direito pela UNIFIO. Advogado. Email  jr-abilio@hotmail.com

Downloads

Publicado

2020-12-12

Como Citar

Santin, V. F., & Abílio, J. R. (2020). RESPONSABILIDADE PREVIDENCIÁRIA DO ESTADO COMO PRESSUPOSTO À EFETIVIDADE DA CIDADANIA: A CONCEPÇÃO DE MÍNIMO DE BEM-ESTAR ECONÔMICO EM THOMAS HUMPREY MARSHALL . Anais Do Congresso Brasileiro De Processo Coletivo E Cidadania, (8), 174–190. Recuperado de https://revistas.unaerp.br/cbpcc/article/view/2258

Edição

Seção

Cidadania e estado democrático de direito