DO POVO, PARA O POVO E PELO POVO – A DEMOCRACIA SOB À DOGMÁTICA ORGANIZACIONAL E ESTRUTURAL DO ESTADO BRASILEIRO

Autores

Resumo

RESUMO

A sociedade, assim como tudo que provém do ser humano, é cíclica. No horizonte dos eventos sociais encontram-se aqueles tendentes à ruptura e a instalar uma nova ordem, por conseguinte, este movimento pode ocasionar consequências irreversíveis, quiçá um desastre tal como os regimes autoritários já perpetrados outrora, nos momentos mais delicados que a “civilização” já assistiu. Destarte, o objetivo primacial deste excerto foi investigar o sistema democrático brasileiro. Como acessório, conceituou-se democracia e sua aplicabilidade pós-Constituição de 1988. Deliberou-se acerca da autoridade estatal frente à vontade popular. Expôs-se o fenômeno da descrença no sistema eleitoral brasileiro por meio da massificação da vinculação de notícias falsas. Arguiu-se acerca do invoque do artigo 142 da Constituição Federal sob fundamento de lei e ordem. Apresentou-se sugestões de viabilização direta da democracia no Brasil Concluiu-se que a democracia é o sustentáculo dos direitos e garantias fundamentais, sendo que, apesar de necessitar de constante aperfeiçoamento, encontra-se apta a estruturar e organizar o desenvolvimento do estado democrático de direito. Concluiu-se que, a democracia está cotidianamente sob constantes ataques – em xeque, atos como fake news e o desinteresse popular podem ser prejudiciais à democracia a longo prazo, todavia, o sistema democrático ainda continua sendo o que mais se aproxima da igualdade e justiça, seja no âmbito jurídico, político, econômico ou social. Para a consecução do estudo, recorre-se, quanto ao método, a pesquisa quali-quantitativa, baseada na busca e análise de escritos sobre a temática, com efeito utiliza-se o método hipotético-dedutivo para o alcance de conclusões satisfatórias e congruentes à temática proposta.

Palavras-chave: Democracia; Soberania Popular; Regime de Governo; Fake News;

Biografia do Autor

Larissa Coelho, Universidade de Ribeirão Preto

Advogada empresarial. Mestranda em Direitos Coletivos e Cidadania pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). Pós-graduada em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Graduada em Direito pela Universidade de Franca (UNIFRAN). Certificada pela Universidade de Santiago de Compostela conjuntamente com a INIEC sobre "Temas Avançados de Direito Público e Privado". Certificada pela Universidad Autónoma da Centro América conjuntamente com a INIEC sobre "Direitos Humanos (teoria e prática)”. Coordenadora e autora da obra “O Pacote anticrime sob a perspectiva da nova geração” pela editora Lemos & Cruz. Organizadora e autora da obra “Código Florestal Comentado e Anotado – Artigo por artigo”, publicado pela Editora JUSPODIVM. E-mail: larissa.coelho@sou.unaerp.edu.br e larissa.castro.coelho@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2024-03-07

Como Citar

Antunes, G., & de Castro Coelho, L. (2024). DO POVO, PARA O POVO E PELO POVO – A DEMOCRACIA SOB À DOGMÁTICA ORGANIZACIONAL E ESTRUTURAL DO ESTADO BRASILEIRO. Anais Do Congresso Brasileiro De Processo Coletivo E Cidadania, 11(11), 357–378. Recuperado de https://revistas.unaerp.br/cbpcc/article/view/3170

Edição

Seção

Cidadania e estado democrático de direito