A IMPLEMENTAÇÃO DAS CONVENÇÕES PROCESSUAIS COMO FOMENTO À EXECUÇÃO NEGOCIADA E SEUS IMPACTOS PARA MELHOR GESTÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS E CONSECUÇÃO DA CIDADANIA

Autores

  • Guilherme Antunes UNAERP https://orcid.org/0000-0003-3753-413X
  • Larissa de Castro Coelho Universidade de Ribeirão Preto
  • Sebastião Sérgio da Silveira Universidade de Ribeirao Preto

Resumo

O espectro da atual pesquisa consiste na análise do instituto das convenções ou negócios jurídicos processuais, instituídos pelo ainda recente Código de Processo Civil e sua positiva e possível relação no que concerne à implementação de políticas públicas voltadas à consecução dos direitos fundamentais consagrados na Carta Maior do Estado. Neste sentido, por meio da pactuação, ainda em sede administrativa, de condições processuais hábeis a induzir, facilitar e promover a execução negociada no âmbito das ações coletivas. A partir deste fundamento, propõe-se analisar os eventuais impactos a serem produzidos pela adoção de condições processuais em momentos específicos, tais como na estipulação de cláusulas processuais nos contratos de licitação, de concessão e de permissão da administração pública, na esfera do Executivo, e na deliberação e votação do orçamento público pelas Câmaras e Assembleias do Legislativo, permitindo e orientando assim a utilização de métodos de negociação na fase de execução das sentenças coletivas, aumentando a participação popular no controle judicial de políticas públicas e conjuntamente facilitando a implementação da sentença coletiva. No que se refere à metodologia utilizada no presente estudo, adotou se a pesquisa qualitativa, baseada na revisão de literatura especializada no assunto, com a adoção do método hipotético dedutivo para a proposição de um modelo viável a produzir uma conclusão aplicável à realidade do objeto de estudo.

Biografia do Autor

Larissa de Castro Coelho, Universidade de Ribeirão Preto

Mestranda em Direitos Coletivos e Cidadania pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). Pós-graduada em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (2022). Graduada em Direito pela Universidade de Franca (2020). Certificada pela Universidade de Santiago de Compostela conjuntamente com a INIEC sobre "Temas Avançados de Direito Público e Privado". Certificada pela Universidad Autónoma da Centro América conjuntamente com a INIEC sobre "Direitos Humanos (teoria e prática)”. Coordenadora e autora da obra “O Pacote anticrime sob a perspectiva da nova geração” pela editora Lemos & Cruz. Organizadora e autora da obra “Código Florestal Comentado – Artigo por artigo”, da editora JUSPUDIVM. 

Sebastião Sérgio da Silveira, Universidade de Ribeirao Preto

Possui graduação em Ciências Jurídicas pela Universidade de Ribeirão Preto (1984), Mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999); Doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004) e Pós-Doutoramento pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra-Portugal (2011). Advogado e Consultor. Promotor de Justiça Aposentado do Ministério Público do Estado de São Paulo (1988-2024); Professor Titular da Universidade de Ribeirão Preto, onde é Coordenador do Curso e do Pós-Graduação em Direito e Professor Doutor do Departamento de Direito Público da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo - FDRP-USP. Profesor Honorario da Faculdad de Derecho da Universidad San Martin de Porres - Lima - Peru. Integrou, março de 2.011 a 2.016, o Comitê Executivo Estadual, do Fórum Nacional do Judiciário para a Saúde, do Conselho Nacional de Justiça - CNJ. Editor Chefe da Revista Paradigma e da Revista Reflexão e Crítica do Direito. Membro Colaborador da Corregedoria Nacional do Ministério Público, do Conselho Nacional de Justiça.

Downloads

Publicado

2024-12-21

Como Citar

Antunes, G., de Castro Coelho, L. ., & Sérgio da Silveira, S. (2024). A IMPLEMENTAÇÃO DAS CONVENÇÕES PROCESSUAIS COMO FOMENTO À EXECUÇÃO NEGOCIADA E SEUS IMPACTOS PARA MELHOR GESTÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS E CONSECUÇÃO DA CIDADANIA. Anais Do Congresso Brasileiro De Processo Coletivo E Cidadania, 12(12), 848–867. Recuperado de https://revistas.unaerp.br/cbpcc/article/view/3462

Edição

Seção

INSTRUMENTOS DE PROTEÇÃO DOS DIREITOS COLETIVOS, DEMOCRACIA E JURISDIÇÃO

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)