GOVERNANÇA DIGITAL: UM ALIADO DO PRINCÍPIO DA MORALIDADE ADMINISTRATIVA

Autores

  • Igor Mauad Rocha Unaerp
  • Nuno Manuel Morgadinho dos Santos Coelho Universidade de Ribeirão Preto

Resumo

O uso das novas tecnologias tem possibilitado grandes transformações na sociedade, sejam elas, nos costumes, nas relações de trabalho e sociopolítico. No âmbito da relação entre o cidadão e Administração Pública, a tecnologia da informação é capaz de possibilitar uma gestão mais ágil, com maior transparência e democrática, tudo com o propósito de atender os princípios administrativos impostos pela constituição, dentre eles, o princípio da moralidade administrativa. Dessa forma, por meio de uma revisão bibliográfica, busca-se aprofundar as vantagens do uso das teconologias pela Administração Pública, com o objetivo de potencializar o princípio da moralidade administrativa.

Biografia do Autor

Nuno Manuel Morgadinho dos Santos Coelho, Universidade de Ribeirão Preto

Graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (1998), Mestrado (2003) e Doutorado (2006) em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, e Livre-Docência em Direito pela Universidade de São Paulo (2009) na área de Teoria e Filosofia do Direito, com Estágios Doutorais junto à Faculdade de Direito de Coimbra (sob orientação do Prof. Doutor Antônio Castanheira Neves) e à Faculdade de Letras/Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa (Bolsa CAPES, 2004-205), e Pós-Doutorados junto à UFMG (Filosofia Antiga, FAFICH, 2011), e à Universidade de Munique (Teoria do Direito, 2013, Bolsa CAPES). Foi Professor e Pró-Reitor de Extensão da Universidade Federal de Ouro Preto. Atualmente é Professor Associado e Diretor da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP, e docente da Universidade Ribeirão Preto (UNAERP). Seus principais interesses teóricos são: Ética, Política e Filosofia do Direito (com ênfase no pensamento prático grego, especialmente Aristóteles), Teoria do Direito (em diálogo com os desafios propostos pelo Jurisprudencialismo), Direito Político, Direitos Coletivos, Direito Público, Educação Jurídica, e Direitos Humanos. É advogado.

Downloads

Publicado

2024-03-07

Como Citar

Mauad Rocha, I., & Morgadinho dos Santos Coelho, N. M. . (2024). GOVERNANÇA DIGITAL: UM ALIADO DO PRINCÍPIO DA MORALIDADE ADMINISTRATIVA. Anais Do Congresso Brasileiro De Processo Coletivo E Cidadania, 11(11), 379–390. Recuperado de https://revistas.unaerp.br/cbpcc/article/view/3184

Edição

Seção

Cidadania e estado democrático de direito