A INFLUÊNCIA DO PENSAMENTO ABISSAL NO RAMO DA SAÚDE

Autores

  • Lucas Teixeira Dezem UNAERP- UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO
  • Caio Vasconcelos Oliveira Universidade de Ribeirão Preto - Unaerp https://orcid.org/0000-0002-0734-6149

Resumo

A presente pesquisa aborda a forma como o pensamento abissal, presente na obra de Boaventura de Sousa Santos, reverbera na sociedade, especificamente no ramo da saúde. O individuo que se encontra no "outro lado da linha" é usualmente colocado em patamar de inferioridade e invisibilidade, o que leva à desigualdade social. O estudo demonstra como tal desigualdade leva os indivíduos a não conseguirem acesso satisfatório à saúde. Porém, a pesquisa não trata meramente da impossibilidade de acesso à saúde como um serviço social garantido pelo Estado, mas também ao estado de saúde como indivíduo. Ao longo do estudo será provado que a desigualdade social, fruto do pensamento abissal, leva os indivíduos "do outro lado da linha" a terem maiores chances de não conseguirem manter a saúde. Será possível observar, assim, a necessidade urgente da instauração do pensamento pós-abissal, que preza pela igualização dos indivíduos, de suas práticas e culturas, de ambos os lados da linha.

Biografia do Autor

Caio Vasconcelos Oliveira, Universidade de Ribeirão Preto - Unaerp

Doutorando em Direitos Coletivos e Cidadania na Universidade de Ribeirão Preto. Mestre em Saúde e Educação pela Universidade de Ribeirão Preto. Pós-graduado (Lato Sensu) em Direito Previdenciário pela Faculdade Legale (Faleg) e pós-graduado (Lato Sensu) em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho pela Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP/USP). Pós-graduado em Direito Médico-hospitalar (Lato Sensu) pela Escola Paulista de Direito. Membro da Comissão de Direito Médico, Odontológico, e da Saúde da 12ª Subseção da OAB. Advogado. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1361912929180181. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0734-6149. Endereço eletrônico: caiovoliveira@gmail.com.

Downloads

Publicado

2024-03-07

Como Citar

Dezem, L. T., & Vasconcelos Oliveira, C. (2024). A INFLUÊNCIA DO PENSAMENTO ABISSAL NO RAMO DA SAÚDE. Anais Do Congresso Brasileiro De Processo Coletivo E Cidadania, 11(11), 101–123. Recuperado de https://revistas.unaerp.br/cbpcc/article/view/3211