Aspectos da jurisdição coletiva na ampliação do acesso à justiça

Autores

  • Gamaliel Faleiros Cardoso Filho Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP
  • Rita de Cássia Corrêa de Vasconcelos Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP

Resumo

A morosidade da entrega da jurisdição representa um entrave ao acesso à justiça. Mostra-se fundamental que a entrega da prestação jurisdicional ocorra de modo concreto e em tempo razoável. O modelo clássico de processo, a jurisdição individual, não mais responde efetivamente às necessidades atuais. Como resposta a tal cenário, deve a jurisdição evoluir para acompanhar o estágio atual de desenvolvimento da sociedade e possibilitar um maior acesso à justiça, evolução essa verificada, por exemplo, na jurisdição coletiva. O presente trabalho pretende, através de pesquisa bibliográfica e valendo-se do método dedutivo, discorrer sobre como a jurisdição coletiva pode contribuir para uma melhoria do cenário da entrega tardia da jurisdição no Brasil e, com isso, colaborar para a ampliação do acesso à justiça.

Biografia do Autor

Gamaliel Faleiros Cardoso Filho, Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP

Mestrando em Direitos Coletivos e Cidadania pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). Advogado.

Rita de Cássia Corrêa de Vasconcelos, Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP

Doutora em Direito pela PUC/SP. Mestre em Direito pela PUC/PR. Professora de Direito do Curso de Mestrado da Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). Professora de Direito da PUC/PR. Advogada.

Downloads

Publicado

2015-03-09

Como Citar

Cardoso Filho, G. F., & Corrêa de Vasconcelos, R. de C. (2015). Aspectos da jurisdição coletiva na ampliação do acesso à justiça. Anais Do Congresso Brasileiro De Processo Coletivo E Cidadania, (2), p. 126–132. Recuperado de https://revistas.unaerp.br/cbpcc/article/view/346