Governança corporativa e implementação da nova empresarialidade: mecanismo de contribuição para a cidadania e de inclusão social

Autores

  • Gamaliel Faleiros Cardoso Filho Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP
  • Adalberto Simão Filho Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP

Resumo

A atual doutrina da nova empresarialidade apregoa que a atividade empresarial deve se pautar, entre outros aspectos, em princípios éticos, de boa-fé e na responsabilidade social. O problema enfrentado consiste justamente na busca de critérios objetivos e práticos para que, concretamente, tais princípios da ética e da boa-fé e a responsabilidade social, possam ser uma realidade na atividade empresarial. A governança corporativa seria esse mecanismo concretizador, uma vez que converte tais conceitos e princípios em recomendações objetivas, além de, no contexto da nova empresarialidade, estabelecer todo conjunto de regras a serem seguidas na atividade empresária. Assim, através de pesquisa bibliográfica, valendo-se do método dedutivo, o presente estudo visa demonstrar que a adoção de boas práticas de governança corporativa pode ser um meio de concreção da cidadania e de inclusão social, na medida em que leva atividade empresarial a se desenvolver em conformidade com os princípios e valores que caracterizam a nova empresarialidade.

Biografia do Autor

Gamaliel Faleiros Cardoso Filho, Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP

Pós-Graduando Stricto Sensu, nível Mestrado, em Direitos Coletivos e Cidadania pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). Graduado em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Advogado (OAB-MG).

Adalberto Simão Filho, Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP

Mestre e Doutor em direito das relações sociais pela PUC/SP. Pós-doutor pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra-Portugal. Professor Titular IV com grau de Professor Emérito, do programa de pós-graduação e mestrado das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU/SP.  Professor do programa de mestrado da Universidade de Ribeirão Preto-UNAERP/SP.Professor dos Programas de pós graduação em contratos e em direito empresarial da PUC/COGEAE. Acadêmico. Membro de número da Inter American Academy of International and Comparative Law.

Downloads

Publicado

2015-03-09

Como Citar

Cardoso Filho, G. F., & Simão Filho, A. (2015). Governança corporativa e implementação da nova empresarialidade: mecanismo de contribuição para a cidadania e de inclusão social. Anais Do Congresso Brasileiro De Processo Coletivo E Cidadania, (2), p. 62–68. Recuperado de https://revistas.unaerp.br/cbpcc/article/view/397

Edição

Seção

Cidadania e estado democrático de direito