REFLEXO LEGAL E SOCIAL DA PENALIZAÇÃO DE CONDUTAS: INFLACIONISMO PENAL NO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO

Autores

  • Paulo Joviniano Alvares dos Prazeres FADIRC - Faculdade Damas da Instrução Cristã
  • Cezar Jorge de Souza Cabral

Resumo

No campo da ciência penal brasileira, temos um sistema extremamente punitivo e porque não dizer cruel, e vem sendo a cada dia asseverado pelas mídias nacionais, onde a cada dia estamos reduzindo as liberdades individuais em favor da suposta segurança pública. Essa problemática surge principalmente em anos eleitorais, surgem propostas de toda natureza no congresso nacional, procurando criminalizar cada vez mais o agir humano. Essa orgia legislativa penal teve início lá nos anos 90, e até a presente data não temos nenhuma sinalização de que, esse ímpeto punitivo do Estado vai ser refreado, e por consequência quem perde é o próprio Estado, pois, temos um aumento substancial da população carcerária e a irreparabilidade dos danos sociais decorrentes das prisões injustificadas.

Biografia do Autor

Paulo Joviniano Alvares dos Prazeres, FADIRC - Faculdade Damas da Instrução Cristã

Aluno do Programa da Mestrado da Faculdade Damas da Instrução Cristã, Bolsista CAPES; Pesquisador do Grupo de pesquisas em Educação e Direitos Humanos da UFPB.

Cezar Jorge de Souza Cabral

Mestra em Ciencias Jurídicas pela UNIBE Universidad Iberoamericana del Paraguay

Downloads

Publicado

2017-03-04

Como Citar

dos Prazeres, P. J. A., & Cabral, C. J. de S. (2017). REFLEXO LEGAL E SOCIAL DA PENALIZAÇÃO DE CONDUTAS: INFLACIONISMO PENAL NO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. Anais Do Congresso Brasileiro De Processo Coletivo E Cidadania, (4). Recuperado de https://revistas.unaerp.br/cbpcc/article/view/740

Edição

Seção

Cidadania e estado democrático de direito