BREVES REFLEXÕES ACERCA DA (IM)POSSIBILIDADE DE MEDIAÇÃO PENAL NOS CASOS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR ABRANGIDOS PELA LEI MARIA DA PENHA

Authors

  • Guilherme Paulo Marques Graduado em direito pela UNAERP
  • Genival Torres Torres Dantas Junior Professor de Direito Penal da Unaerp

Abstract

No presente artigo, o objetivo é fazer uma análise das normas que vedam a aplicação da justiça restaurativa para resolução de crimes relacionados à situação de violência doméstica, inclusive para os crimes que são de ação pública de iniciativa condicionada à representação da ofendida. Foi feita uma abordagem da Resolução nº. 225 do Conselho Nacional de Justiça que visa fomentar a prática da Justiça restaurativa como método de solução de conflitos e na possibilidade de uso da mediação penal como forma de empoderamento e de protagonismo das mulheres em situação de violência doméstica e familiar, para resolver de forma satisfatória o conflito, se assim lhes parecer melhor. Trata-se de um texto que pretende levar a reflexões e, a partir delas, a um debate para encontrar caminhos mais sólidos na busca do empoderamento feminino, em especial, nas questões relacionadas ao atendimento pleno do objetivo da Lei Maria da Penha de prevenir e proteger as mulheres de atos de violência.

Author Biographies

Guilherme Paulo Marques, Graduado em direito pela UNAERP

Graduado em Direito pela Universidade de Ribeirão Preto-UNAERP. Advogado. Aprovado no VII Concurso de Provas e Títulos para ingresso na carreira de Defensor Público do Estado de São Paulo.

Genival Torres Torres Dantas Junior, Professor de Direito Penal da Unaerp

Mestre em Direito pela Universidade Estadual Paulista-UNESP. Defensor Público da Defensoria Pública do Estado de São Paulo. Docente de Direito Penal da Universidade de Ribeirão Preto-UNAERP.

Published

2017-03-04

How to Cite

Marques, G. P., & Dantas Junior, G. T. T. (2017). BREVES REFLEXÕES ACERCA DA (IM)POSSIBILIDADE DE MEDIAÇÃO PENAL NOS CASOS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR ABRANGIDOS PELA LEI MARIA DA PENHA. Anais Do Congresso Brasileiro De Processo Coletivo E Cidadania, (4). Retrieved from https://revistas.unaerp.br/cbpcc/article/view/710