AS FACES DA INTERNAÇÃO: PENA OU MEDIDA SOCIOEDUCATIVA?

Autores

  • Bruna Thais Bertolini FDRP USP
  • Karolina Rodrigues FDRP USP

Resumo

Este artigo se caracteriza como uma Revisão de Literatura que teve como propósito explorar o impacto das medidas de internação de adolescentes, analisando as implicações sociais e psicológicas desse processo, as condições nos Centros de Ressocialização e a relação entre a privação de liberdade e a efetividade das medidas socioeducativas. Como embasamento teórico-metodológico, foram utilizados os fundamentos do atendimento socioeducativo e dos direitos infantojuvenis. Assim, o corpus de análise considerado nesta pesquisa foram as publicações encontradas nos repositórios do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE) e do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA). Ao longo da pesquisa, foi possível identificar que a internação do indivíduo, embora pretenda ter caráter socioeducativo, se configura um castigo que viola os direitos fundamentais e compromete o processo de ressocialização. Diante da análise dos trabalhos encontrados, conclui-se que é fundamental substituir a medida de internação dos menores infratores por alternativas de caráter socioeducativo. Para tanto, se faz necessário investir em pesquisas que explorem estratégias inovadoras e eficazes para a reintegração social de adolescentes, assegurando que seus direitos sejam respeitados e promovendo um ambiente que favoreça seu desenvolvimento integral. Essas iivas, contribuindo para a redução da criminalidade juvenil e para a promoção de uma sociedade mais inclusiva e equitativa.

Biografia do Autor

Bruna Thais Bertolini, FDRP USP

Advogada (2019). Possui graduação em Direito pelo Centro Universitário Dinâmica das Cataratas (2017). Pós-graduada em Direito ambiental e Direito Processual Civil pela UNINTER (2020). Atuou junto ao Ministério Público do Estado do Paraná como estagiária de graduação e pós graduação (2013/2019), e tem conhecimento em diversas áreas do direito, dentre elas: área Criminal, Família, Infância e Juventude, Saúde Púbica, Juizado Especial Criminal e Meio Ambiente. Foi aprovada com nota máxima no Trabalho de Conclusão de Curso, no ano de 2017. Também foi aprovada, no curso de Especialização em Direito Penal e Processual Penal pela Universidade Estadual de Londrina (2018 e 2023).

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Publicado

2024-12-21

Como Citar

Bertolini, B. T., & Karolina Rodrigues. (2024). AS FACES DA INTERNAÇÃO: PENA OU MEDIDA SOCIOEDUCATIVA?. Anais Do Congresso Brasileiro De Processo Coletivo E Cidadania, 12(12), 326–343. Recuperado de https://revistas.unaerp.br/cbpcc/article/view/3455

Edição

Seção

PROCESSO CONSTITUCIONAL E PROTEÇÃO DOS DIREITOS METAINDIVIDUAIS