CULTURA DA GRATUIDADE: PERCEPÇÃO DE QUALIDADE E SATISFAÇÃO DO USUÁRIO DIANTE DE CONTEÚDOS DIGITAIS GRATUITOS
Resumo
Partindo das reflexões propostas por Jaron Lanier em “Gadget: você não é um aplicativo” (2010), a pesquisa tem como objetivo analisar o nível de satisfação/insatisfação dos usuários no ambiente digital em relação ao conteúdo gratuito. O autor ressalta a problemática do financiamento do conteúdo digital, os riscos ao universo jornalístico, publicitário e à qualidade de conteúdo produzido. Assim, de acordo com o autor: o conteúdo gratuito é financiado pela publicidade, provocando, com o grande desenvolvimento digital, o aumento da exposição de anúncios publicitários, o que gera desconforto e rejeição por parte dos usuários e torna a publicidade ineficaz e incapaz de financiar o conteúdo. Sem esse financiamento, o conteúdo vai perdendo a qualidade. Com base nos pressupostos de Lanier (2010), constata-se que o sistema de distribuição de informações e conteúdos digitais gratuitos está levando a comunicação a um colapso. A propaganda perdeu seu poder de persuasão e o jornalismo não se mantém sem a publicidade como financiadora. Buscou-se comprovar a teoria expressa na pesquisa bibliográfica por meio da metodologia Grupo Focal. O método seguiu um roteiro de assuntos referentes ao tema, que foram discutidos com um grupo de universitário entre 18 e 38 anos. Com base nas respostas obtidas, foi possível constatar que o conteúdo oferecido gratuitamente na internet é ruim e o que leva a queda da qualidade é a grande demanda por um conteúdo superficial.