Entre a democratização e a perda da aura: a fotografia na era da reprodutibilidade técnica

Autores

  • Ana Carolina Raspa Universidade de Ribeirão Preto
  • Thalia Modesto Ferreira
  • João Flávio de Almeida PPG Ciência, tecnologia e sociedade - UFSCar

Palavras-chave:

Fotografia. Arte. Banalização. Walter Benjamin.

Resumo

A fotografia surgiu no século XIX por meio de diversos inventores e culminou em uma máquina cuja finalidade era representar o mundo com elevado nível de realismo. A aceitação da fotografia como obra de arte foi acompanhada de um desenvolvimento tecnológico que proporcionou acessibilidade popular, aumentando o alcance da captação de imagens e ampliando seus fins, o que, contraditoriamente, proporcionou uma democratização da fotografia ao mesmo tempo em que ela perdia sua aura artística, tal como conceitua o filósofo Walter Benjamin (2010). Este artigo fará uma análise a partir de dois desdobramentos: a) o avanço tecnológico dos dispositivos, que diminui custos e democratiza/banaliza o ‘aparelho fotográfico’, e b) as redes sociais, que potencializam a difusão fotográfica e atuam na perda de sua aura artística.

Biografia do Autor

Ana Carolina Raspa, Universidade de Ribeirão Preto

Graduanda em Publicidade e Propaganda

Thalia Modesto Ferreira

Graduanda em Publicidade e Propaganda

João Flávio de Almeida, PPG Ciência, tecnologia e sociedade - UFSCar

Doutorando em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela UFSCar. Mestre pelo mesmo PPG e Bacharel em Comunicação Social. Bolsista CAPES.

Publicado

2017-12-18

Como Citar

Raspa, A. C., Ferreira, T. M., & Almeida, J. F. de. (2017). Entre a democratização e a perda da aura: a fotografia na era da reprodutibilidade técnica. In Revista | ISSN: 1980-6418, 8(8), 75–87. Recuperado de https://revistas.unaerp.br/inrevista/article/view/1369

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>