OS MEMES COMO UMA NOVA LINGUAGEM CIBERNÉTICA E SUA INFLUÊNCIA EM CASES PUBLICITÁRIOS DA NETFLIX

Autores

  • Mariana Melo dos Santos
  • Maria Beatriz Prandi

Palavras-chave:

memes, cibercultura, Pierre Levy.

Resumo

O artigo tem como foco os memes e o objetivo foi analisar como os mesmos estão de alguma maneira, constituindo uma nova linguagem cibernética. Para compreende-los fizemos o uso das teorias de Pierre Lévy, como a Cibercultura, o Ciberespaço, a Hipermídia e o Hipertexto. O tema foi escolhido, pois se trata de uma pesquisa relevante no âmbito da publicidade e da linguística. A análise executada teve o intuito de entender como os memes estão provocando mudanças comunicacionais e influenciando cases publicitários, para isso foi utilizado a metodologia de estudo de caso, com enfoque na campanha publicitária “Orange is the New Black: Inês Brasil em Lichtfield” da Netflix aplicadas as teorias de Pierre Lévy. Por fim, podemos concluir com este artigo, que os memes constituem uma nova linguagem cibernética que vem modificando o modo com o qual as pessoas e as empresas se comunicam em rede. 

Biografia do Autor

Mariana Melo dos Santos

Estudante de Graduação do Curso de Publicidade e Propaganda da UNAERP

Maria Beatriz Prandi

Doutoranda em Psicologia, Processos Culturais e Subjetivação pela Universidade de São Paulo (USP). Mestra em Educação e Bacharela em Ciência da Informação e Documentação pela mesma instituição. Atualmente trabalha com suporte às disciplinas e cursos a distância da UNAERP.

Publicado

2019-01-18

Como Citar

Santos, M. M. dos, & Prandi, M. B. (2019). OS MEMES COMO UMA NOVA LINGUAGEM CIBERNÉTICA E SUA INFLUÊNCIA EM CASES PUBLICITÁRIOS DA NETFLIX. In Revista | ISSN: 1980-6418, 10(10), 85–100. Recuperado de https://revistas.unaerp.br/inrevista/article/view/1385

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)