OS MEMES COMO UMA NOVA LINGUAGEM CIBERNÉTICA E SUA INFLUÊNCIA EM CASES PUBLICITÁRIOS DA NETFLIX
Palavras-chave:
memes, cibercultura, Pierre Levy.Resumo
O artigo tem como foco os memes e o objetivo foi analisar como os mesmos estão de alguma maneira, constituindo uma nova linguagem cibernética. Para compreende-los fizemos o uso das teorias de Pierre Lévy, como a Cibercultura, o Ciberespaço, a Hipermídia e o Hipertexto. O tema foi escolhido, pois se trata de uma pesquisa relevante no âmbito da publicidade e da linguística. A análise executada teve o intuito de entender como os memes estão provocando mudanças comunicacionais e influenciando cases publicitários, para isso foi utilizado a metodologia de estudo de caso, com enfoque na campanha publicitária “Orange is the New Black: Inês Brasil em Lichtfield” da Netflix aplicadas as teorias de Pierre Lévy. Por fim, podemos concluir com este artigo, que os memes constituem uma nova linguagem cibernética que vem modificando o modo com o qual as pessoas e as empresas se comunicam em rede.