EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: PRESSUPOSTOS POLÍTICO-EPISTEMOLÓGICOS

Autores

  • Dimas Pereira Duarte Júnior UNIVERSIDADE TIRADENTES - UNIT/SE
  • Carla Jeane Helfemsteller Coelho UNIVERSIDADE TIRADENTES - UNIT/SE

Resumo

Os Direitos Humanos resultam das lutas travadas para evitar o sofrimento humano. A Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948, em que pese o argumento de que não está revestida de força jurídica vinculante, tem seus princípios positivados em legislações dos países signatários, conferindo a estes a força da lei, também pode ser compreendida como norma de jus cogens internacional. Todavia, a dignidade humana ainda é violada. O mesmo argumento que inscreve a pessoa como portadora de direitos é paradoxalmente o que lhe habilita a engendrar formas de destruição. A presente pesquisa bibliográfica e hermenêutica analisa a Educação em Direitos Humanos como recurso que visa a compreensão, a conquista e a vivencia dos direitos humanos, focando no esclarecimento sobre as bases político-epistemológicas adequadas a ela. Evidencia-se como elaborações conclusivas que os processos educativos que visam educar para os Direitos Humanos precisam se estabelecer com bases epistemológicas e metodológicas eminentemente progressistas e libertadoras, considerando as diferentes dimensões cognitivas. É necessário superar práticas behavioristas e positivistas como compromisso politico epistemológico a esta empreitada.

Biografia do Autor

Dimas Pereira Duarte Júnior, UNIVERSIDADE TIRADENTES - UNIT/SE

Possui Doutorado em Ciências Sociais: Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (2008). Mestrado em Filosofia Política pela Universidade Federal de Goiás (2001). Graduação em Direito pela Universidade Católica de Goiás (1996). Tem experiência na área de Ciência Política, Relações Internacionais e Direito Público, atuando principalmente nos seguintes temas: Direitos Humanos, Direito Internacional e Regimes Internacionais. Professor e Pesquisador do Mestrado em Direitos Humanos da Universidade Tiradentes - UNIT/SE

Carla Jeane Helfemsteller Coelho, UNIVERSIDADE TIRADENTES - UNIT/SE

Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - FAFIMC/RS (2000), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica /RS (2004) e doutorado em Educação pela UFBA (2011). Tem experiência na área de Filosofia com ênfase em ética (Alteridade), construção da subjetividade, intersubjetividade, Filosofia da Ciência e Epistemologia com ênfase na Teoria Sistêmica da Cognição e Pesquisa Qualitativa. Tem experiência na área de Educação com ênfase em Educação Ambiental, Educação Popular, Educação e Saúde, Educação Biocêntrica e Educação em Direitos Humanos. Tem experiência como Consultora em Elaboração de Projetos socioambientais, Formação, Capacitação e Gestão Ambiental Participativa, Formação de Lideranças e Empoderamento social (empowerment) e Direitos Humanos. Atualmente é professora e pesquisadora no Programa de Pós Graduação em Direito (PPGD) com ênfase em Direitos Humanos na Universidade Tiradentes (UNIT), integrando a Linha de pesquisa: Direitos Humanos, novas tecnologias e Desenvolvimento Sustentável e Membro do Comitê de Ética desta mesma Instituição. Atua na área de Aconselhamento Filosófico e processos de desenvolvimento da intersubjetividade.

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Publicado

2018-12-14

Como Citar

Duarte Júnior, D. P., & Coelho, C. J. H. (2018). EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: PRESSUPOSTOS POLÍTICO-EPISTEMOLÓGICOS. Revista Paradigma, 27(2). Recuperado de https://revistas.unaerp.br/paradigma/article/view/1181

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