O DIREITO AO AMBIENTE NA CORTE INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS: UMA ANÁLISE DA OPINIÃO CONSULTIVA N. 23/17

Autores

  • Dimas Pereira Duarte Junior UNIVERSIDADE TIRADENTES - UNIT/SEPrograma de Pós-Graduação em Direitos Humanos
  • José Antônio Tietzmann Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIAS http://orcid.org/0000-0001-7103-787X
  • Luciane Martins de Araújo PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS http://orcid.org/0000-0002-7204-7073

Resumo

Não há dúvidas sobre o reconhecimento, no plano internacional, de um direito humano ao meio ambiente, seja em textos de hard ou de soft law. Esse direito, entretanto, mesmo que tenha sido afirmado pelo Protocolo de São Salvador (1988), não pode ser oposto perante a Corte Interamericana de Direitos Humanos, nos termos do artigo 19.6 do Protocolo, situação que se modifica a partir da Opinião Consultiva n. 23/17. Na opinio em comento, quando a Corte atesta decorrerem do direito humano ao ambiente tanto obrigações positivas como negativas aos Estados, remete à busca de sua plena garantia, independentemente da possibilidade de sua judicialização formal, aproximando-o de norma que integra a categoria de jus cogens internacional. Nesse sentido, o presente estudo busca evidenciar a proximidade entre os instrumentos de prevenção e o direito ao ambiente, ilustrando a temática a partir da Opinião Consultiva proferida pela Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIADH) em novembro de 2017, a partir de consulta apresentada pela Colômbia. No mesmo quadro também analisa algumas decisões exaradas da Corte Internacional de Justiça (CIJ), na medida em que “pavimentaram o caminho” para que a opinião em comento viesse a lume. Busca-se, a partir desse quadro, demonstrar como essas jurisdições internacionais e, notadamente, a Corte interamericana, abrem caminho para o reconhecimento da oponibilidade do direito ao meio ambiente - afirmado, em nível regional, pelo artigo 11 do Protocolo de San Salvador (BRASIL, 1999) - mas também para a inscrição do direito fundamental ao meio ambiente dentre as regras de jus cogens internacional.

Biografia do Autor

Dimas Pereira Duarte Junior, UNIVERSIDADE TIRADENTES - UNIT/SEPrograma de Pós-Graduação em Direitos Humanos

Possui Doutorado em Ciências Sociais: Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (2008). Mestrado em Filosofia Política pela Universidade Federal de Goiás (2001). Graduação em Direito pela Universidade Católica de Goiás (1996). Tem experiência na área de Ciência Política, Relações Internacionais e Direito Público, atuando principalmente nos seguintes temas: Direitos Humanos, Direito Internacional e Regimes Internacionais. Professor e Pesquisador do Mestrado em Direitos Humanos da Universidade Tiradentes - UNIT/SE

José Antônio Tietzmann Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIAS

Advogado e consultor em direito ambiental em Goiânia-GO (Brasil). Doutor em Direito Ambiental pela Universidade de Limoges (Limoges, França). Professor e pesquisador na Universidade Federal de Goiás (UFG, Goiânia, Brasil) e na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás, Goiânia, Brasil). Pesquisador associado ao CRIDEAU-OMIJ, Universidade de Limoges (Limoges, França). Professor convidado do Mestrado em Direito Ambiental e Proteção do Patrimônio Cultural da Universidade Nacional do Litoral (Santa Fe, Argentina).

Luciane Martins de Araújo, PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS

Advogada, Doutora em Ciências Ambientais (UFG), Mestre em Direito, Professora e pesquisadora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Advogada, Consultora Ambiental, Membro da Comissão Nacional de Direito Ambiental da OAB, Membro da Associação Professores de Direito Ambiental do Brasil (APRODAB), do Instituto Brasileiro de Advocacia Pública (IBAP). Autora de livros e artigos.

Downloads

Publicado

2020-12-08

Como Citar

Duarte Junior, D. P., Silva, J. A. T. ., & Araújo, L. M. de . (2020). O DIREITO AO AMBIENTE NA CORTE INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS: UMA ANÁLISE DA OPINIÃO CONSULTIVA N. 23/17. Revista Paradigma, 29(3), 162–192. Recuperado de https://revistas.unaerp.br/paradigma/article/view/1529

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)