A EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA COMO ALICERCE DO SISTEMA DEMOCRÁTICO E DA JUSTIÇA SOCIAL
Resumo
Este estudo analisa os rumos traçados para a educação na contemporaneidade e como eles interferem na vida dos sujeitos, tendo como escopo a pesquisa desenvolvida pela filósofa norte-americana Martha Nussbaum. A justificativa para tanto se traduz na constatação de que determinadas áreas do conhecimento estão sendo preteridas por um enfoque estritamente econômico. Questiona-se, para isso, quais os caminhos para obstar o desaparecimento da educação humanitária, posto que a mesma pode colaborar para a criação de uma sociedade capaz de promover o desenvolvimento das capacidades humanas e um projeto de vida minimamente digno. Para seu delineamento, a pesquisa faz uso do método de abordagem hipotético-dedutivo, centrado na pesquisa bibliográfica, tendo como fonte autores contemporâneos na área da filosofia política. A compreensão da crise democrática silenciosa, que afeta os países do globo e se delineia numa educação para o lucro e não para a democracia, apresenta-se como um desafio. Com Nussbaum, concluímos que a solidez de um sistema democrático depende efetivamente das capacidades humanas. O desenvolvimento econômico não garante necessariamente qualidade de vida aos sujeitos e justiça social, uma vez que renda e riqueza não estão diretamente relacionadas ao progresso humano. Uma educação democrática e cidadã, que possibilite a emancipação humana mediante o pensamento crítico, que promova a compaixão e a empatia, passaria necessariamente pelo ensino das humanidades e das artes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Anna Paula Bagetti Zeifert, Daniel Rubens Cenci, Schirley Kamile Paplowski

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao submeter artigos à Revista Paradigma o autor já autoriza sua publicação em caso de aprovação após o devido processo de avaliação, ciente da política de acesso livre do periódico.
O autor declara ciência de que serão publicadas todas as informações consignadas na submissão, incluindo nome, afiliação, titulação e endereço eletrônico.