A EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA COMO ALICERCE DO SISTEMA DEMOCRÁTICO E DA JUSTIÇA SOCIAL

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Resumo

Este estudo analisa os rumos traçados para a educação na contemporaneidade e como eles interferem na vida dos sujeitos, tendo como escopo a pesquisa desenvolvida pela filósofa norte-americana Martha Nussbaum. A justificativa para tanto se traduz na constatação de que determinadas áreas do conhecimento estão sendo preteridas por um enfoque estritamente econômico. Questiona-se, para isso, quais os caminhos para obstar o desaparecimento da educação humanitária, posto que a mesma pode colaborar para a criação de uma sociedade capaz de promover o desenvolvimento das capacidades humanas e um projeto de vida minimamente digno. Para seu delineamento, a pesquisa faz uso do método de abordagem hipotético-dedutivo, centrado na pesquisa bibliográfica, tendo como fonte autores contemporâneos na área da filosofia política. A compreensão da crise democrática silenciosa, que afeta os países do globo e se delineia numa educação para o lucro e não para a democracia, apresenta-se como um desafio. Com Nussbaum, concluímos que a solidez de um sistema democrático depende efetivamente das capacidades humanas. O desenvolvimento econômico não garante necessariamente qualidade de vida aos sujeitos e justiça social, uma vez que renda e riqueza não estão diretamente relacionadas ao progresso humano. Uma educação democrática e cidadã, que possibilite a emancipação humana mediante o pensamento crítico, que promova a compaixão e a empatia, passaria necessariamente pelo ensino das humanidades e das artes.

Biografia do Autor

Daniel Rubens Cenci, UNIJUI

Pós-Doutor em Geopolítica Ambiental Latinoamericana (Universidade de Santiago do Chile – Usach). Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito – Mestrado e Doutorado em Direitos Humanos – e do curso de Graduação em Direito (Unijuí). Coordenador do Grupo de Pesquisa (CNPq): Direitos Humanos, Justiça Social e Sustentabilidade. danielr@unijui.edu.br. Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778790E2

Schirley Kamile Paplowski, UNIJUI

Pesquisadora no Grupo de Pesquisa (CNPq) Direitos Humanos, Justiça Social e Sustentabilidade; Graduada em Direito pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul ( UNIJUI).  E-mail: schirleykamile@hotmail.com

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Publicado

2020-12-08

Como Citar

Zeifert, A. P. B., Cenci, D. R., & Paplowski, S. K. (2020). A EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA COMO ALICERCE DO SISTEMA DEMOCRÁTICO E DA JUSTIÇA SOCIAL. Revista Paradigma, 29(3), 244–262. Recuperado de https://revistas.unaerp.br/paradigma/article/view/1525