A REVISÃO JUDICIAL DOS CONTRATOS COMO ACESSO À ORDEM JURÍDICA JUSTA: UMA ANÁLISE DA FUNÇÃO SOCIAL A PARTIR DA LEI 13.874/2019
Resumo
A Lei 13.874/2019 foi justificada sob o argumento de desburocratização e desenvolvimento socioeconômico através da liberalização da atividade econômica. Neste desiderato, alterou o Código Civil em relação à função social do contrato e à revisão judicial do contrato, fundamentando-se em um aparente paradoxo que contrapunha a função social e a revisão aos princípios da liberdade contratual, segurança jurídica e autonomia privada. Assim, este artigo busca demonstrar, através da metodologia dedutiva, o equívoco teórico sobre o qual se fundamenta as premissas da referida lei, argumentando que a função social do contrato e a revisão judicial não se contrapõem aos princípios tradicionais da teoria geral dos contratos. Concluindo, verifica-se que as alterações da Lei 13.874/2019 podem contribuir para disseminar a cultura das soluções consensuais de controvérsias.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Daniel Dela Coleta Eisaqui, Manuela Cibim Kallajian

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao submeter artigos à Revista Paradigma o autor já autoriza sua publicação em caso de aprovação após o devido processo de avaliação, ciente da política de acesso livre do periódico.
O autor declara ciência de que serão publicadas todas as informações consignadas na submissão, incluindo nome, afiliação, titulação e endereço eletrônico.