SOLIDARIEDADE SOCIAL EM TEMPOS DE ÓDIO

Autores

  • Marcus Firmino Santiago Instituto Brasilense de Direito Público - IDP

Resumo

Há algumas décadas, boa parte dos países incorporou um conjunto de diretrizes identificadas com ideologias liberais, o que levou ao redesenho do papel dos Estados, reduzindo sua função social redistributiva. Uma das consequências desta escolha é uma era de crescimento constante da desigualdade, na qual os mais ricos apreendem a maior parte dos benefícios decorrentes da ampliação do comércio, dos serviços e da revolução tecnológica, segundo um modelo no qual as oportunidades e ganhos não são para todos. A limitada mobilidade intergeracional aguça o sentimento de injustiça e alimenta conflitos sociais, abrindo caminho para discursos polarizadores, que fomentam a diferenciação entre incluídos e outsiders e o ódio. A partir destes elementos, a pesquisa buscou explicar a expansão da cultura do inimigo e a ascensão de regimes populistas e autoritários, fenômeno crescente nos dias atuais.

Biografia do Autor

Marcus Firmino Santiago, Instituto Brasilense de Direito Público - IDP

Pós-Doutor em Direito, Estado e Constituição pela Faculdade de Direito da UnB (2020 - Conceito CAPES 6). Doutor em Direito do Estado pela Universidade Gama Filho (2008 - Conceito Capes 5), Mestre em Direito Público pela Universidade Estácio de Sá (2004 - Conceito Capes 5) e graduado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001). Professor do curso de graduação em Direito do Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP, onde foi Professor Permanente do curso de Mestrado em Direito Constitucional (2012-2016) e liderou o grupo de pesquisa Crítica à Teoria do Estado e o grupo de estudos American Constitutional Theory. Ex-Professor Permanente do curso de Mestrado em Direito das Relações Sociais e Trabalhistas do Centro Universitário do Distrito Federal - UDF (2016-2019), onde liderou o Grupo de Pesquisa Direitos Humanos e Relações Sociais. Foi membro da diretoria do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito - CONPEDI (gestão 2017-2020). Desenvolve pesquisas nas áreas de Direito Constitucional, Teoria do Estado e Direito e Economia, em especial os seguintes temas: Direitos Fundamentais Sociais, Estado de Bem-Estar Social, História Constitucional, Teoria do Estado e da Constituição e Impactos Econômicos dos Direitos Sociais. Advogado especialista em Direito e Jurisdição Constitucional e sócio fundador do escritório Soraia Mendes, Marcus Santiago & Advogadas Associadas.

Downloads

Publicado

2022-03-04

Como Citar

Santiago, M. F. (2022). SOLIDARIEDADE SOCIAL EM TEMPOS DE ÓDIO. Revista Paradigma, 30(3), 238–266. Recuperado de https://revistas.unaerp.br/paradigma/article/view/1949