IMPRESSÃO 3D: OPORTUNIDADES, RISCOS E REGULAÇÃO

Autores

  • Mateus de Oliveira Fornasier Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)
  • Norberto Knebel Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)
  • Fernanda Viero da Silva

Resumo

Este artigo estuda oportunidades e riscos provenientes da utilização das impressoras 3D, principalmente em relação ao Direito. Sua hipótese é de que os governos precisam se adaptar às transformações socioeconômicas que a tecnologia de impressão 3D gera, preenchendo lacunas que seus atuais ordenamentos possuem, mediante a inserção de princípios éticos de proteção da segurança das pessoas para a regulação de tais tecnologias. Como resultados, tem-se i) a crescente presença das tecnologias de impressão 3D na sociedade, podendo causar impactos nas relações de consumo e produção, colocando-se nas mãos dos consumidores a possibilidade de manufaturar produtos dos mais variados tipos; ii) aplicações tais como impressão de alimentos e de tecidos vivos oferecem respostas a diversas necessidades enfrentadas atualmente; iii) a impressão 3D gera riscos e incertezas quanto à sua utilização no mercado armamentista, quanto a violações de Direitos de Propriedade Intelectual e Industrial, bem como na proteção ao consumidor, e em razão disso os ordenamentos jurídicos ao redor do mundo devem recepcionar aspectos importantes da impressão 3D para a sua regulação, preenchendo lacunas existentes em suas ordens. Metodologia: método de procedimento hipotético-dedutivo, abordagem qualitativa e técnica bibliográfico-documental.

Biografia do Autor

Mateus de Oliveira Fornasier, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) em Direito da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Doutor em Direito Público pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), com Pós-Doutorado em Direito pela University of Westminster (Reino Unido).

Norberto Knebel, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)

Doutorando em Direito da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI). Bolsista CAPES.

Fernanda Viero da Silva

Bolsista de IniciaçÃo Científica PIBIC/CNPq. Acadêmica de Direito da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)

Downloads

Publicado

2022-03-04

Como Citar

Fornasier, M. de O., Knebel, N., & Viero da Silva, F. (2022). IMPRESSÃO 3D: OPORTUNIDADES, RISCOS E REGULAÇÃO. REVISTA PARADIGMA, 30(1), 192–217. Recuperado de https://revistas.unaerp.br/paradigma/article/view/1954