A EFETIVAÇÃO DO DIREITO AO DESENVOLVIMENTO ATRAVÉS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA E AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ACESSO AO MICROCRÉDITO
Resumo
O artigo tem por objetivo compreender o direito ao desenvolvimento, consagrado como direito humano, e sua possível efetivação através de políticas públicas relacionadas a economia solidária em uma de suas modalidades, o microcrédito. Trata-se de estudo bibliográfico e com objetivo exploratório, que visa demonstrar que a oferta de microcrédito por meio de políticas públicas estruturadas mostra-se alternativa no combate a desigualdade social e conquista de uma vida digna, embora o microcrédito na forma como é ofertado no Brasil suscite divergências quanto a sua aplicabilidade e desvirtuamento de sua essência, carecendo de dados oficiais acerca de monitoramento e análise relacionados aos beneficiados para que se otimize e desenvolva mecanismos mais eficientes relacionados ao programa nacional de microcrédito produtivo orientado. Foi utilizado o método dedutivo, com procedimento monográfico, pesquisa em documentação direta e indireta.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Yduan de Oliveira May, Camila de Bona

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao submeter artigos à Revista Paradigma o autor já autoriza sua publicação em caso de aprovação após o devido processo de avaliação, ciente da política de acesso livre do periódico.
O autor declara ciência de que serão publicadas todas as informações consignadas na submissão, incluindo nome, afiliação, titulação e endereço eletrônico.