A (RE)CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA E A PACIFICAÇÃO NO ESTADO DE BEM-ESTAR SOCIAL JUDICIALIZADO
Resumo
Um dos principais fundamentos do Estado de Bem-Estar Social é contribuir para com os mais desafortunados na defesa da igualdade a partir de programas governamentais e benefícios sociais. No entanto, após a promulgação da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 e o alargamento dos direitos sociais, há um excesso de demandas judiciais. Este artigo analisa a crise do Estado Constitucional de Bem-Estar Social e o embaralhamento das funções estatais diante do protagonismo exercido pelo Poder Judiciário, perpassando pelas possíveis hipóteses do aumento da judicialização das relações sociais, para, ao final, (re)construir o significado da cidadania na busca pela pacificação social.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Osmar Veronese, Cristiane de Lima Geist

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao submeter artigos à Revista Paradigma o autor já autoriza sua publicação em caso de aprovação após o devido processo de avaliação, ciente da política de acesso livre do periódico.
O autor declara ciência de que serão publicadas todas as informações consignadas na submissão, incluindo nome, afiliação, titulação e endereço eletrônico.