PROPAGANDA ELEITORAL E A PARÓDIA JURISPRUDENCIAL COM OS DIREITOS DA PERSONALIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55839/2318-8650RevParRPv33n2pa273-291

Palavras-chave:

direitos autorais;, direitos da personalidade;, inconstitucionalidade;, paródia eleitoral;, plágio

Resumo

O presente estudo escrutina os termos do art. 47 da Lei de Direitos Autorais a partir de princípios norteadores dos direitos da personalidade. O raciocínio posto se desenvolve a partir de uma releitura interpretativa da jurisprudência que legitíma o uso de melodias musicais por políticos em campanhas eleitorais independente da anuência do autor da obra. O problema proposto questiona se o art. 47 da Lei nº 9.610/98 sofre de inconstitucionalidade frente aos termos do art. 5º, XXVII da Constituição Federal, lesionando diretamente ou ameaçando de lesão os direitos contidos nos arts. 11, 12, 17, 18 e 19 do Código Civil ou, se a autorização contida no referido dispositivo da lei de direitos autorais se enquadraria nos casos excepcionados pelo art. 20 do Código Civil. A pesquisa teórica, legal e jurisprudencial que se desenvolve pretende conduzir a construção de um raciocínio pragmático por meio de uma metodologia que permiti verificar ao final o distanciamento existente entre a lei especial e os preceitos constitucionais e éticos sobre os quais devem se interpretar e aplicar os direitos da personalidade, conforme hipótese inicialmente aventada.

Biografia do Autor

Saulo Bichara Mendonça, Universidade Veiga de Almeida

Doutorado em Direito pela Universidade Veiga de Almeida, Brasil(2015) Professor Adjunto II da Universidade Federal Fluminense , Brasil

Maxwell Silva Ladislau, Universidade Candido Mendes

Mestre em Direito pelo UNIFLU e Especialista em Direito Privado pelo UNIFLU. Oficial de Justiça Avaliador - TJRJ. Professor de Direito da Universidade Cândido Mendes, professor adjunto da Faculdade UniRedentor e Professor convidado de "Planejamento Sucessório" da FK Partners Developing Futures & Advancing Knowledge.

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

Mendonça, S. B., & Silva Ladislau , M. . (2024). PROPAGANDA ELEITORAL E A PARÓDIA JURISPRUDENCIAL COM OS DIREITOS DA PERSONALIDADE. REVISTA PARADIGMA, 33(2). https://doi.org/10.55839/2318-8650RevParRPv33n2pa273-291