Atendimento clínico com os pacientes surdos sinalizantes de Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS: estratégias de comunicação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.59464/2359-4632.2025.3251

Palabras clave:

Libras, Profissionais da Área de Saúde, Atendimento, Paciente surdo

Resumen

Objetivo: Relatar a experiência de estratégias de comunicação entre profissionais de saúde e pacientes surdos sinalizantes de Libras, visando um atendimento humanizado e de qualidade. Método: Trata-se de um relato de experiência realizado em uma universidade privada e no Hospital Guilherme Álvaro, em Santos, São Paulo, em 2023. As atividades incluíram simulações de atendimento a pacientes surdos durante uma disciplina optativa de Libras para estudantes de medicina, rodas de conversa com representantes da comunidade surda e registros fotográficos e fílmicos. Relato de experiência: As estratégias envolveram o uso de sinais básicos de Libras para procedimentos clínicos, como aferição da pressão arterial, temperatura corporal e ausculta pulmonar, além da criação de códigos visuais para expressar níveis de dor. Destacou-se a importância da prescrição médica adaptada com símbolos visuais para facilitar a compreensão dos pacientes surdos. Conclusão: A experiência evidenciou barreiras comunicativas que impactam a qualidade do atendimento à população surda. Ressalta-se a necessidade da formação de profissionais de saúde em Libras, bem como a adoção de práticas que garantam acessibilidade, promovendo uma relação mais humanizada e efetiva no cuidado em saúde.

Palavras-chaves: Libras; Profissionais da Área de Saúde; Atendimento.

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Publicado

2025-02-04

Cómo citar

Galvão, M. E., & Muneratti, L. (2025). Atendimento clínico com os pacientes surdos sinalizantes de Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS: estratégias de comunicação. Revista Científica Integrada, 8(1), e202502. https://doi.org/10.59464/2359-4632.2025.3251

Número

Sección

Relato de experiência