Planejamento regional em saúde: vivências e aprendizados de acadêmicos de enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.59464/2359-4632.2024.3232Palavras-chave:
Planejamento em Saúde, Gestão em Saúde, Capacitação profisisonal, EnfermagemResumo
Objetivo: Relatar a experiência e aprendizados de graduandos em enfermagem ao participar do processo de diagnóstico situacional de uma região de saúde do interior do estado do Piauí, Brasil. Método: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, acerca da participação de acadêmicos de enfermagem em oficina de planejamento regional de saúde, realizada em agosto de 2022, envolvendo gestores municipais da de uma região de saúde do Piauí. Resultados: A oficina proporcionou momentos de construção coletiva, integrada e participativa do diagnóstico situacional da região de saúde, tendo como resultado a identificação e listagem dos problemas/necessidades de saúde prioritários baseados em informações e evidências locais. Sabe-se que o planejamento regional é uma tarefa desafiadora para os gestores nos diversos níveis de gestão, seja pela dificuldade de planejar conjuntamente ou pela inexperiência com o próprio processo de planejamento integrado em saúde. Conclusões: Na vivência foi possível ratificar a importância dos conhecimentos acerca do planejamento em saúde pública ainda na graduação, ampliando conhecimentos teóricos e práticos através da oportunidade singular de inserção na dinâmica de funcionamento e reconhecimento dos desafios do Sistema Único de Saúde.
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