PROPOSTAS DE APLICAÇÃO DA AGENDA 2030 NO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 4ª REGIÃO

Autores

  • Carmela Grune Jornal Estado de Direito
  • Roberto Vinícius Silva Saraiva

Palavras-chave:

Agenda 2030, Justiça do Trabalho, Eficácia dos direitos fundamentais

Resumo

Este artigo analisa as possibilidades e desafios da aplicação da Agenda 2030 na Justiça do Trabalho, a partir do estudo de caso do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região.  Para tanto, perpassa por uma revisão bibliográfica a partir de uma breve perspectiva histórica a respeito da evolução da organização social e estatal que culminou no surgimento do Estado Democrático de Direito e no processo histórico de reconhecimento e de proteção dos direitos humanos em todas as suas dimensões. Com enfoque em sugestões de práticas para incorporação da Agenda 2030 da ONU a fim de contribuir na promoção, proteção e eficácia dos direitos humanos contemplados pela implementação dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, aos objetivos e metas do Poder Judiciário brasileiro e, em especial da Justiça do Trabalho, descrevendo a iniciativa do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região que conta com o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Rio Grande do Sul e da Comissão Especial Brasil/ONU de Integração Jurídica e Diplomacia Cidadã para Implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e da Comissão Especial do Pacto Global, ambas do Conselho Federal da OAB. 

Biografia do Autor

Carmela Grune, Jornal Estado de Direito

Carmela Grüne. Advogada Trabalhista. Ativista dos Direitos Humanos. Representante Institucional Titular do Instituto dos Advogados Brasileiros no Rio Grande do Sul. Membro fundadora da Academia Brasileira de Direito, ocupante da cadeira n. 5, cujo patrono é Raymundo Faoro. Mestre em Direito pela UNISC. Autora da Saraiva Jur. Editora-Chefe do Jornal Estado de Direito http://www.estadodedireito.com.br.  Membro consultora da Comissão Especial Brasil/ONU de Integração Jurídica e Diplomacia Cidadã para Implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas – CEBRAONU. Integra a Comissão de Direitos Humanos Sobral Pinto da OABRS. Autora do livro "Participação Cidadã na Gestão Pública: a experiência da Escola de Samba de Mangueira", pela Saraiva Jur. Coordenadora e Co-autora dos sguintes livros: "Dicionário dos Antis: a cultura brasileiro em negativo", pela editora Pontes, "Samba no Pé & Direito na Cabeça" e "Direito no Cinema Brasileiro", ambos pela Saraiva Jur.

Laureada por diversas instituições nacionais e internacionais pela sua atuação humanista voltada ao empoderamento da cidadania, da promoção e defesa dos Direitos Humanos, ao longo de 16 anos de práticas cívicas, organizou mais de 600 eventos gratuitos, presencial e online, mobilizando milhares de pessoas para ajudar a quem precisa. Destaca-se pela inovação e utilização de metodologias transdisciplinares utilizadas nos projetos “Conselhos de Dom Quixote à Administração da Justiça Brasileira”, “Direito no Cárcere”, “Desmitificando o Direito”, “Samba no Pé & Direito na Cabeça”, “Ciclo de Estudos Direito, Neurociências e Arte”.

Roberto Vinícius Silva Saraiva

Roberto Vinícius Silva Saraiva, Advogado. Proprietário do escritório Roberto Vinícius Silva Saraiva - Advocacia. Mestre em Desenvolvimento, Inovação e Mudança pela Facoltà di Giurisprudenza da Università di Bologna, Especialista em Gestão de Projetos de Investimentos em Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz. Agraciado com Voto de Louvor pelo Conselho Federal da OAB. Premiado em 2010 com Menção Honrosa no Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS do Ministério da Saúde do Brasil. Membro da Comissão Especial Brasil/ONU de Integração Jurídica e Diplomacia Cidadã para Implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e da Comissão Especial do Pacto Global do Conselho Federal OAB. Vice-Presidente de Cooperação Internacional e Desenvolvimento Sustentável da Comissão de Relações Internacionais e Integração do Mercosul da OAB/RS.

Downloads

Publicado

2022-03-27

Edição

Seção

GT "As reformas trabalhistas e os direitos sociais dos trabalhadores"