PROPOSTAS DE APLICAÇÃO DA AGENDA 2030 NO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 4ª REGIÃO

Autores/as

  • Carmela Grune Jornal Estado de Direito
  • Roberto Vinícius Silva Saraiva

Palabras clave:

Agenda 2030, Justiça do Trabalho, Eficácia dos direitos fundamentais

Resumen

Este artigo analisa as possibilidades e desafios da aplicação da Agenda 2030 na Justiça do Trabalho, a partir do estudo de caso do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região.  Para tanto, perpassa por uma revisão bibliográfica a partir de uma breve perspectiva histórica a respeito da evolução da organização social e estatal que culminou no surgimento do Estado Democrático de Direito e no processo histórico de reconhecimento e de proteção dos direitos humanos em todas as suas dimensões. Com enfoque em sugestões de práticas para incorporação da Agenda 2030 da ONU a fim de contribuir na promoção, proteção e eficácia dos direitos humanos contemplados pela implementação dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, aos objetivos e metas do Poder Judiciário brasileiro e, em especial da Justiça do Trabalho, descrevendo a iniciativa do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região que conta com o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Rio Grande do Sul e da Comissão Especial Brasil/ONU de Integração Jurídica e Diplomacia Cidadã para Implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e da Comissão Especial do Pacto Global, ambas do Conselho Federal da OAB. 

Biografía del autor/a

Carmela Grune, Jornal Estado de Direito

Carmela Grune. Abogado Laboral. Activista de derechos humanos. Representante Institucional Titular del Instituto Brasileño de Abogados en Rio Grande do Sul. Miembro fundador de la Academia Brasileña de Derecho, ocupante de la cátedra n. 5, cuyo patrón es Raymundo Faoro. Máster en Derecho por UNISC. Autor de Saraiva Jur. Redactor Jefe del Jornal Estado de Direito http://www.estadodedireito.com.br. Miembro consultor de la Comisión Especial Brasil / ONU sobre Integración Legal y Diplomacia Ciudadana para la Implementación de los 17 Objetivos de Desarrollo Sostenible de Naciones Unidas - UNCEBRA. Miembro de la Comisión de Derechos Humanos Sobral Pinto de la OABRS. Autor del libro "Participación ciudadana en la gestión pública: la experiencia de la Escuela de Samba Mangueira", de Saraiva Jur. Coordinador y coautor de los siguientes libros: "Dicionario dos Antis: la cultura brasileña en negativo", de Pontes, "Samba no Pé & Direito na Cabeça" y "Direito no Cinema Brasileiro", ambos de Saraiva Jur.

Ganadora por varias instituciones nacionales e internacionales por su labor humanista encaminada a empoderar la ciudadanía, promover y defender los Derechos Humanos, a lo largo de 16 años de prácticas cívicas, ha organizado más de 600 eventos gratuitos, presenciales y online, movilizando a miles de personas para ayudar a los en necesidad. Se destaca por su innovación y uso de metodologías transdisciplinarias empleadas en los proyectos “Asesoramiento de Don Quijote a la Administración de Justicia Brasileña”, “Ley en la cárcel”, “Desmitificando la ley”, “Samba no Pé & Direito na Cabeça”, “ Ciclo de Estudios de Derecho, Neurociencias y Arte ”.

Roberto Vinícius Silva Saraiva

Roberto Vinícius Silva Saraiva, Advogado. Proprietário do escritório Roberto Vinícius Silva Saraiva - Advocacia. Mestre em Desenvolvimento, Inovação e Mudança pela Facoltà di Giurisprudenza da Università di Bologna, Especialista em Gestão de Projetos de Investimentos em Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz. Agraciado com Voto de Louvor pelo Conselho Federal da OAB. Premiado em 2010 com Menção Honrosa no Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS do Ministério da Saúde do Brasil. Membro da Comissão Especial Brasil/ONU de Integração Jurídica e Diplomacia Cidadã para Implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e da Comissão Especial do Pacto Global do Conselho Federal OAB. Vice-Presidente de Cooperação Internacional e Desenvolvimento Sustentável da Comissão de Relações Internacionais e Integração do Mercosul da OAB/RS.

Publicado

2022-03-27

Número

Sección

GT "As reformas trabalhistas e os direitos sociais dos trabalhadores"