BOAS PRÁTICAS NO COMBATE À VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA

Autores/as

  • Danilo Henrique Nunes Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos
  • Adriana Galvão Abílio Unaerp - Universidade de Ribeirão Preto - Ribeirão Preto/SP

Resumen

A ideia deste projeto de pesquisa é, além de apresentar e debater o problema da violência obstétrica, compreendê-la a partir do prisma jurídico, valendo-se de vários princípios como o da dignidade da pessoa humana, da igualdade, do direito à maternidade e do próprio direito à vida. Contudo, far-se-á também, uma análise sob o olhar das ciências medicas, já que o que se pretende é tratar do tema de forma interdisciplinar. A análise, a partir dos métodos bibliográficos, revisão de literatura, estudo de caso e hipotético-dedutivo, deve alcançar ilimitados resultados, uma vez que, a despeito da inexistência de lei específica, o parto humanizado já é direito subjetivo plenamente garantido pelo sistema jurídico brasileiro.  O trabalho objetiva se aprofundar, ainda, no tema das questões de gênero sob os dois olhares – da medicina e do direito, promovendo o debate sobre a importância do papel da mulher como protagonista de suas próprias escolhas, sua a individualidade biológica e, por fim, o uso de procedimentos com respaldo científico. Nesse sentido, espera-se que, fomentando a discussão cientifica sobre a humanização do parto, haja ressignificação e o reconhecimento das gestantes como sujeitos ativos de direito e que o mesmo seja exercido não só no âmbito da saúde privada, mas também, plenamente, na saúde pública.

Biografía del autor/a

Danilo Henrique Nunes, Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos

Possui graduação em Direito pelo Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (2012) e graduação em Jornalismo pela União das Faculdades dos Grandes Lagos (2007). Foi vice-presidente da Fundação de Telecomunicação e Rádiofusão de Barretos, Analista de Relações Comerciais da SR Embalagens - Barretos / SP (2016/2017) e Analista de área (comunicação) do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (2005/2016). Atualmente é advogado, professor especialista do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos nos cursos de Direito, Zootecnia, Engenharias Civil, de Alimentos, Mecânica, Química e de Produção e Serviço Social, jornalista do Grupo Monteiro de Barros de Comunicação e Rádiofusão e gestor de conteúdo acadêmico do portal do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos. Tem experiência na área de Direito, Jornalismo e Marketing.

Adriana Galvão Abílio, Unaerp - Universidade de Ribeirão Preto - Ribeirão Preto/SP

Advogada - Sócia Galvão Moura Advocacia, possui graduação em Direito pela Universidade de Ribeirão Preto/SP - UNAERP, Doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP. (Foi bolsista do Programa CAPES/PROSUP), Mestrado em Direito pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). Especialização em Direito Econômico e Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas - FGV. Atualmente é professora do curso de Direito do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (UNIFEB/ Barretos/SP), do Instituto Municipal de Ensino Superior - IMESB -VC - Bebedouro/SP, Pós- Graduação - Faculdades Legale em São Paulo. Membro do Núcleo de Responsabilidade Social da Federação da Indústria do Estado de São Paulo - FIESP/CIESP, Conselheira Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - Seção São Paulo (2011-2018), Presidente da Comissão da Diversidade Sexual da OAB/SP (2011-2018), Membro da Comissão Especial da Diversidade Sexual do Conselho Federal da OAB (2011/2018) Comissão de Direitos Humanos, Membro da Comissão da Mulher Advogada, Membro da Comissão da OAB vai a Escola, Membro da Comissão de Inscrição e Seleção do Quinto Constitucional, Membro da Escola de Liderança e Cidadania da Ordem dos Advogados do Brasil Seção de São Paulo (OAB/SP) referidas comissões por consecutivos três mandatos (2011/2018) Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito do Trabalho, Constitucional e Direitos Humanos.

Publicado

2019-12-11