COMO GARANTIR O DIREITO COLETIVO E FUNDAMENTAL À ALIMENTAÇÃO ATRAVÉS DE POLÍTICAS PÚBLICAS?

Autores

  • Felipe Marchiori Verderame UNAERP
  • Marcos Aurelio Manaf Universidade de Ribierão Preto - Unaerp - Mestrado em Direito,

Resumo

O direito á alimentação é um direito coletivo fundamental que inscrito na Constituição de 1988 em artigo 6°, no rol dos direitos sociais; o mesmo de ser garantido pelo Estado brasileiro através de políticas públicas eficientes, para que esse direito não vilipendiado. Devido a aplicabilidade imediata conferida aos direitos fundamentais (artigo 5°, § 1º da CF/88), o direito à alimentação pode ser exigido pelo cidadão perante o Estadoe, também, aos particulares para que o promovam de maneira correta e eficaz, para que não seja necessário que o indivíduo vá se socorrer ao Poder Judiciário, a fim de que o mesmo através de decisões que concedam liminares para que o direito à alimentação seja garantido.

Biografia do Autor

Felipe Marchiori Verderame, UNAERP

Mestrando em Direitos Coletivos e Cidadania na Unaerp

Marcos Aurelio Manaf, Universidade de Ribierão Preto - Unaerp - Mestrado em Direito,

Mestrando em Direitos Coletivos e Cidadania pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP. Membro em Grupo de Pesquisa cadastrado no Diretório do CNPq: Direitos Coletivos, Pluralismo jurídico e exploração econômica da biodiversidade, vinculado à Universidade de Ribeirão Preto (SP). Bolsista CAPES.

Downloads

Publicado

2018-01-17

Como Citar

Verderame, F. M., & Manaf, M. A. (2018). COMO GARANTIR O DIREITO COLETIVO E FUNDAMENTAL À ALIMENTAÇÃO ATRAVÉS DE POLÍTICAS PÚBLICAS?. Anais Do Congresso Brasileiro De Processo Coletivo E Cidadania, (5). Recuperado de https://revistas.unaerp.br/cbpcc/article/view/1029

Edição

Seção

Direitos sociais e políticas públicas