DIREITOS HUMANOS E O MEIO AMBIENTE: A DIFÍCIL RELAÇÃO ENTRE GARANTIR O FUTURO E SOBREVIVER AO PRESENTE

Autores

  • Augusto Martinez Perez Filho UNAERP
  • Marilda Franco de Moura Centro Universitário Barão de Mauá

Resumo

O tema “Direitos humanos”, um ideal relacionado à vida digna a todos os povos e a todas as nações, tem por escopo intensa reflexão que considere aspectos relacionados ao direito ao meio ambiente e sua repercussão na vida das pessoas. Há diversos desafios para o Brasil, que busca adequar o desenvolvimento econômico com a proteção ambiental, diante do relevante patrimônio de biodiversidade, existente em seu território, sem paralelo com outros países. Neste estudo, debruçar-nos-emos sobre a sociedade brasileira com recorte específico para a proteção ao meio ambiente, como forma de garantia do direito fundamental ao meio ambiente equilibrado. Serão analisados dois julgados: um proferido pela Corte Interamericana de Direitos Humanos, ligada à Organização dos Estados Americanos – OEA, e outro proferido pelo Superior Tribunal de Justiça. Haverá breves comentários sobre compromissos internacionais firmados pelo Brasil e, após, discussões sobre o aparente conflito entre a proteção do meio ambiente, como garantia para as novas gerações, e a necessidade urgente de geração de renda no Brasil. Ao final, proporemos caminhos a partir da atuação do Poder Judiciário.

Biografia do Autor

Marilda Franco de Moura, Centro Universitário Barão de Mauá

Pós-doutorado na Universidade do Porto – FLUP (Portugal) em Estudos Românicos, Doutorado pela PUC/SP. Semioticista. Licenciada em Letras e Comércio Exterior.

Downloads

Publicado

2020-03-11

Como Citar

Perez Filho, A. M., & de Moura, M. F. (2020). DIREITOS HUMANOS E O MEIO AMBIENTE: A DIFÍCIL RELAÇÃO ENTRE GARANTIR O FUTURO E SOBREVIVER AO PRESENTE. Anais Do Congresso Brasileiro De Processo Coletivo E Cidadania, 7(7), 557–572. Recuperado de https://revistas.unaerp.br/cbpcc/article/view/1575