Democratização do casamento e os direitos fundamentais

Autores

  • Stefania Fraga Mendes Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP
  • Kelly Cristina Canela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Resumo

A dignidade da pessoa humana, o direito à liberdade, a isonomia, o acesso à justiça e a vedação a qualquer tipo de discriminação ou preconceito constituem as bases do Estado Democrático de Direito que busca efetivar a Cidadania através da garantia dos Direitos Fundamentais assegurados constitucionalmente. O estudo em análise noticia o reconhecimento gradativo de direitos às relações familiares, sobretudo aos casais homoafetivos, em virtude das transformações sociais e do novo perfil constitucional de pluralidade das relações familiares. Ainda que exista preconceito mascarado por ideais de cunho moral, social, cultural e religioso, o casamento entre pessoas do mesmo sexo foi garantido materialmente. O casamento democratizou-se. Ressalta-se o avanço do Poder Judiciário que tem resguardado direitos a um segmento da população alvo de discriminação face à inércia legislativa.

Biografia do Autor

Stefania Fraga Mendes, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Mestranda pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Graduada em Direito pela Faculdade de Direito de Franca (2013). Bolsista do Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq (2010/2011 e 2012/2013). Membro do Programa de Pesquisa em Processo Penal, vinculado com o Instituto Brasileiro de Direito Processual Penal - IBRAPP (2011). Advogada.

Kelly Cristina Canela, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Graduada pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (1998-2002), com habilitação em Direito Privado e Processo Civil. É mestre em Direito pela Università di Roma Tor Vergata (2004-2006) e doutora, na Área de Direito Privado, pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (2004-2009). É professora do Departamento de Direito Privado da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e advogada inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil.

Downloads

Publicado

2015-03-09

Como Citar

Mendes, S. F., & Canela, K. C. (2015). Democratização do casamento e os direitos fundamentais. Anais Do Congresso Brasileiro De Processo Coletivo E Cidadania, (2), p. 91–97. Recuperado de https://revistas.unaerp.br/cbpcc/article/view/412

Edição

Seção

Cidadania e estado democrático de direito