GLOBALIZAÇÃO E CIDADANIA: A EFETIVIDADE DA IDENTIDADE DOS REFUGIADOS AMBIENTAIS

Autores

  • Cassiane Fernandes de Mello
  • Renata Aparecida Follone

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo de pesquisa a análise do termo refugiados ambientais em conjunto com a verificação da rapidez que ocorre o fenômeno da globalização e, diante disso, averiguar a mudança climática que ocorre e a análise crítica da identidade dos refugiados ambientais. Nas pesquisas realizadas e disponíveis no site do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), verificou-se o índice de solicitação de refúgio, devendo com esse resultado realizar uma reflexão sobre o tema proposto perante a importância do reconhecimento aos refugiados ambientais que eles merecem, além da aplicação dos direitos humanos. De acordo com esse termo, ainda sem uma definição concisa, encontra-se no Brasil a situação dos Haitianos e suas situações devido ao terremoto ocorrido em 2010. Portanto, além da preocupação quanto aos refugiados ambientais e seu reconhecimento, está intrínseco o meio ambiente perante os efeitos da globalização e sua aceleração quanto às grandes tecnologias e países desenvolvidos, deixando de lado princípios ambientais, como o da prevenção, para que se diminua a ocorrência de refugiados ambientais os quais perdem completamente suas identidades.

Biografia do Autor

Cassiane Fernandes de Mello

Docente da Faculdade Barretos. Mestre em Direito pela Faculdade de Direito de Ribeirão Preto/SP – UNAERP. Especialista em Direito Empresarial pela Faculdade Barretos (FB). Conciliadora do Poder Judiciário. Membro da Asociación Mundial de Justicia Constitucional. Membro Adjunto da Asociación Argentina de Justicia Constitucional e Membro da Asociación Colombiana de Direito Processual Constitucional. Advogada.

Renata Aparecida Follone

Mestre em Direito pela Universidade de Ribeirão Preto junto ao Programa de Mestrado Stricto Sensu em Direitos Coletivos e Cidadania. Especialista em Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho pela Universidade Gama Filho. Membro da Asociación Mundial de Justicia Constitucional. Presidente da Comissão “OAB vai à escola” da 241ª. Subsecção da OAB-sp. Advogada.

Downloads

Publicado

2018-01-17

Como Citar

de Mello, C. F., & Follone, R. A. (2018). GLOBALIZAÇÃO E CIDADANIA: A EFETIVIDADE DA IDENTIDADE DOS REFUGIADOS AMBIENTAIS. Anais Do Congresso Brasileiro De Processo Coletivo E Cidadania, (5). Recuperado de https://revistas.unaerp.br/cbpcc/article/view/984

Edição

Seção

Cidadania e estado democrático de direito

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)