DIREITO E EDUCAÇÃO: O PRINCÍPIO DA FRATERNIDADE COMO FUNDAMENTO NO COMBATE AO BULLYING ESCOLAR E CIBERBULLYING

Autores

  • Renata Aparecida Follone
  • Helimara Moreira Heringer Lamounier UNAERP

Resumo

O presente trabalho abordou o direito e a educação como instrumentos de integração na busca da efetividade do combate ao bullying e do ciberbullying, trazendo como fundamento desse enfrentamento o Princípio da Fraternidade como forma de solução desse problema social, o reconhecimento de igual dignidade a todas as pessoas consubstanciado na Constituição Federal Brasileira, bem como o objetivo da construção de uma sociedade fraterna, plural e sem preconceitos. Assim, o fundamento para a revitalização do Princípio da Fraternidade encontra-se evidenciado em vários dispositivos constitucionais e que a própria igualdade, somente é possível pelo reconhecimento do outro, sem implicar a anulação das diferenças, ao contrário, com a aceitação das diferenças para reconstrução de uma sociedade fraterna, essa apresentada como resolução para a conscientização e prevenção dos conflitos no interior das escolas e no combate à intimidação sistemática que a Lei estabeleceu como dever a toda sociedade. A conscientização do Princípio da Fraternidade, bem como dos Direitos Humanos devem ir além de solucionar conflitos de violência por meio de instrumentos convencionais, pois, a violência não é a única forma de bullying. Por isso, há necessidade de conscientização jurídico-educacional para não mais se instalarem tais conflitos.

Biografia do Autor

Renata Aparecida Follone

Mestre em Direito pela Universidade de Ribeirão Preto junto ao Programa de Mestrado Stricto Sensu em Direitos Coletivos e Cidadania. Especialista em Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho pela Universidade Gama Filho. Membro da Asociación Mundial de Justicia Constitucional. Presidente da Comissão “OAB vai à escola” da 241ª. Subsecção da OAB-sp. Advogada.

Downloads

Publicado

2020-03-11

Como Citar

Follone, R. A., & Lamounier, H. . M. H. (2020). DIREITO E EDUCAÇÃO: O PRINCÍPIO DA FRATERNIDADE COMO FUNDAMENTO NO COMBATE AO BULLYING ESCOLAR E CIBERBULLYING. Anais Do Congresso Brasileiro De Processo Coletivo E Cidadania, 7(7), 394–415. Recuperado de https://revistas.unaerp.br/cbpcc/article/view/1626

Edição

Seção

Direitos sociais e políticas públicas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)