YOUTH POLICIES AND PERSONALITY RIGHTS: INTEGRAL EDUCATION AND THE DIVERSITY OF THE BRAZILIAN POPULATION

Authors

  • Marcos Vinicius Soler Baldasi UniCesumar/Graduando
  • Dirceu Pereira Siqueira

Abstract

Esta pesquisa teve como objetivo analisar se as políticas de juventude desenvolvidas no Brasil são baseadas a partir da observação das “juventudes” que existem dentro da parcela jovem do país. Para tanto, esta pesquisa configura-se como qualitativa e aplicada, onde utilizou-se do referencial bibliográfico para compreender a diversidade existente dentro da população jovem brasileira, além de compreender se as políticas públicas para a juventude são desenvolvidas visando resultados a curto prazo e imediatos ou que buscam resultados capazes de se prolongar ao longo do tempo. Dessa maneira, comprovou-se, com esta pesquisa, as fragilidades das políticas de juventude realizadas no Brasil no que tange à observação da diversidade da população jovem do país. Para tanto, se fez uso de bibliografias e estudos de caso, por meio do levantamento de dados para constatar quem são os indivíduos que compõem essa parcela da população. Assim como traçar mecanismos capazes de auxiliar na adoção de práticas que correspondam aos anseios das diferentes “juventudes” existentes no Brasil, visando entender como tais políticas resultam no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Sobretudo, como resultado, comprovou-se a importância das políticas que visam resultados permanentes ao longo das décadas subsequentes almejando resultados satisfatórios em diversos setores da sociedade.

Author Biographies

Marcos Vinicius Soler Baldasi, UniCesumar/Graduando

Acadêmico do Curso de Direito, Centro Universitário de Maringá – UniCesumar. Bolsista PIBIC/CNPq-UniCesumar. E-mail: marcosbaldasi@gmail.com

Dirceu Pereira Siqueira

Coordenador e Professor Permanente do Programa de Doutorado e Mestrado em Direito da Universidade Cesumar, Maringá, PR (UniCesumar); Pós-doutor em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (Portugal), Doutor e Mestre em Direito Constitucional pela Instituição Toledo de Ensino - ITE/Bauru, Especialista Lato Sensu em Direito Civil e Processual Civil pelo Centro Universitário de Rio Preto, Pesquisador Bolsista - Modalidade Produtividade em Pesquisa para Doutor - PPD - do Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICETI), Professor nos cursos de graduação em direito da Universidade de Araraquara (UNIARA) e do Centro Universitário Unifafibe (UNIFAFIBE), Professor Convidado do Programa de Mestrado University Missouri State – EUA, Editor da Revista Direitos Sociais e Políticas Públicas (Qualis B1), Consultor Jurídico, Parecerista, Advogado. Endereço profissional: Universidade Cesumar, Av. Guedner, 1610 - Jardim Aclimacao, Maringá - PR, 87050-900, Brasil. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9073-7759. CV: http://lattes.cnpq.br/3134794995883683. E-mail: dpsiqueira@uol.com.br

Published

2023-01-30

How to Cite

Soler Baldasi, M. V., & Pereira Siqueira, D. (2023). YOUTH POLICIES AND PERSONALITY RIGHTS: INTEGRAL EDUCATION AND THE DIVERSITY OF THE BRAZILIAN POPULATION. Anais Do Congresso Brasileiro De Processo Coletivo E Cidadania, 10(10), 715–733. Retrieved from https://revistas.unaerp.br/cbpcc/article/view/2804

Issue

Section

Constituição Cidadã: Carta de Resistência e Navegação das Diferenças