A CULTURA DA GRATUIDADE E SEUS EFEITOS NO JORNALISMO, NA PROPAGANDA E NA PRODUÇÃO DE CONTEÚDOS DIGITAIS
Keywords:
meios, convergência, audiovisual, jornalismo, publicidade.Abstract
Partindo dos pressupostos apresentados no ensaio "Quem controla o futuro?", do autor Jaron Lanier (2010), o presente trabalho tem como objetivo estudar a cultura da gratuidade no universo digital, seus efeitos na propaganda e na produção de conteúdo. Segundo o autor, o sistema forjado sobre a cultura da gratuidade pode estar na origem de diversos problemas midiáticos e comunicacionais contemporâneos que, por sua vez implica riscos ao sistema comunicacional, tanto à qualidade do conteúdo produzido, quanto à capacidade de exposição das marcas. Calçados nestes pressupostos, esta pesquisa tem por objetivo verificar a validade das análises propostas por Lanier na intenção de detectar problemas comunicacionais e propor soluções. Este trabalho é parte inicial de uma pesquisa de alcance maior, e por hora usará o método de entrevistas qualitativas com grupo focal.
Downloads
Published
Versions
- 2024-07-16 (2)
- 2019-01-18 (1)