TRABALHO DOMÉSTICO ANÁLOGO À ESCRAVIDÃO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: REPORTAGENS SOBRE AS VIDAS INVISÍVEIS DE “DENTRO DE CASA”
Resumo
O objetivo deste estudo foi identificar as denúncias de trabalho doméstico análogo à escravidão no Brasil durante a pandemia de COVID-19, a partir de publicações jornalísticas nacionais. Trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória, de abordagem qualitativa, do tipo análise documental, realizada nas páginas eletrônicas da Folha de São Paulo, UOL e da Federação Nacional de Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD). As 21 matérias elencadas apontaram denúncias de trabalhadoras domésticas vítimas de privação da liberdade, violência física, psicológica, moral, sexual e patrimonial, ocultação ou controle de documentos e renda, ausência ou escassez de horários de descanso e lazer e imposição de ambientes de trabalho degradantes, dentre outras formas radicais de violação dos direitos humanos.
Downloads
Publicado
Versões
- 2023-12-05 (3)
- 2023-12-05 (2)
- 2023-11-29 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Tanyse Galon, Nádia Karolina Gonçalves Oliveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os trabalhos publicados passam a ser de direito da In Revista, ficando sua reimpressão, total ou parcial, sujeita à autorização expressa da Comissão Editorial da revista. Deve ser consignada a fonte de publicação original.