OS DESAFIOS DA JUDICIALIZAÇÃO NO NEOCONSTITUCIONALISMO E O PRINCÍPIO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Resumo
A pesquisa investiga a contribuição do Poder Judiciário no Brasil, sob o viés do neoconstitucionalismo, na busca de efetivação do princípio do desenvolvimento sustentável. A partir de uma análise do protagonismo do judiciário frente aos demais poderes da República, seus possíveis benefícios na concretização da Constituição e eventuais riscos advindos de possíveis excessos do ativismo judicial, busca-se avaliar a atuação judicial no mote do desenvolvimento sustentável. Como possíveis conclusões aponta-se uma maior abertura do Poder Judiciário à participação cidadão e a substituição de entendimentos mecanicistas, individualistas e extrativistas, prevalentes nas ciências jurídicas, por um direito mais sistêmico, holístico e humanista. Método dialético e pesquisa bibliográfica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Jacson Roberto Cervi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao submeter artigos à Revista Paradigma o autor já autoriza sua publicação em caso de aprovação após o devido processo de avaliação, ciente da política de acesso livre do periódico.
O autor declara ciência de que serão publicadas todas as informações consignadas na submissão, incluindo nome, afiliação, titulação e endereço eletrônico.