PRINCÍPIO CONSTITUCIONAL DA PRESUNÇÃO DA INOCÊNCIA E A INDISPENSABILIDADE DA REALIZAÇÃO DO EXAME DE CORPO DE DELITO DIRETO COMO REGRA NOS CRIMES MATERIAIS
Resumo
No contexto da atual sociedade em que vivemos, observa-se que o Estado, através de seus agentes, ao objetivar a aplicação da lei penal com justiça, acaba por não respeitar certos princípios explícitos na Carta Magna. O presente estudo teve como objetivo fazer uma análise do Princípio da Presunção da Inocência em relação a crimes materiais, onde se exige o exame de corpo de delito direto. Para tanto, utilizou-se do caso do goleiro Bruno, concluindo-se que houve a violação de tal princípio no caso em tela.
Referências
BITENCOURT, Cezar Roberto. Tratado de direito penal. São Paulo: Saraiva 2011.
BRANCO, P.G.G; COELHO, I.M; MENDES, G.F. Curso de Direito Constitucional. 4ª ed. São Paulo: Saraiva, 2009.
BRANDÃO, Fabiana Mendes Caldeira. A importância da perícia criminal para a comprovação da materialidade no crime de homicídio. Conteudo Juridico, Brasilia-DF: 29 mar. 2016. Disponivel em: http://www.conteudojuridico.com.br/?artigos&ver= 2.55514&seo=1. Acesso em: 18 mar. 2018.
BRASIL. Código de Processo Penal. Decreto – Lei nº 3.689 de 03 de outubro de 1941.
COSTA, C.T; JACOB, J.D.G.C. A validade do uso das provas indiretas no julgamento do crime de homicídio. IV Congresso Nacional da FEPODI: [Recurso eletrônico on-line] organização FEPODI/ CONPEDI/ANPG/PUC-SP/UNINOVE. Coordenadores: Livia Gaigher Bosio Campello, Mariana Ribeiro Santiago – São Paulo: FEPODI, 2015.
EDITORA SARAIVA. Direito Processo Penal. 11ª. ed. São Paulo: Saraiva: 2014
__________________. Vade Mecum. 17. ed., atual. e ampl. São Paulo: Saraiva, 2014.
GOMES, Luiz Flávio. A mídia e o julgamento do ex-goleiro bruno. Disponível em: https://professorlfg.jusbrasil.com.br/artigos/121931250/a-midia-e-o-julgamento-do-ex-goleiro-bruno. Acesso em: 17 de março de 2018.
__________________. Mídia, direito penal e vingança popular. Disponível em: <http://jus.com.br/revista/texto/12956/midia-direito-penal-e-vinganca-popular>. Acesso em: 18 de março de 2018.
GOMES, J.P.L; MELO, S.D.M. O poder da mídia na esfera do direito penal: repercussões de uma sociedade punitiva. Revista Transgressões: Ciências Criminais em Debate, 2013.
MIRABETE, Julio Fabbrini. Processo Penal. 18ª ed. rev. e atual. por Renato N. Fabbrini.. São Paulo: Atlas, 2006.
MORAES, Alexandre de. Constituição da República Federativa do Brasil. 34.ed., São Paulo: Atlas, 2011
ROMANO, Rogério Tadeu. A acusação de homicídio sem cadáver da vítima e uma longa prisão preventiva. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 22, n. 5010, 20 mar. 2017. Disponível em: <https://jus.com.br/artigos/56117>. Acesso em: 17 mar. 2018.
SANTOS, Erilene Crivellaro dos. A prova no crime de homicídio sem cadáver. Monografia de Conclusão de Curso apresentada ao CENTRO UNIVERSITÁRIO
“ANTÔNIO EUFRÁSIO DE TOLEDO”. Presidente Prudente, São Paulo, 2014.
TÁVORA, Nestor; ALENCAR, Rosmar Antonni Rodrigues Cavalcanti de. Curso de direito processual penal. 8. ed., rev., ampl. e atual. Salvador: JusPODIVM, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigos à REVISTA REFLEXÃO E CRÍTICA DO DIREITO está vinculada à licença da Creative Commons CC BY-NC 4.0 internacional. Através desta licença, o autor mantém seus direitos autorais, mas permite, para fins não comerciais, que as pessoas possam copiar e distribuir o seu trabalho, reservando os respectivos créditos, nas condições especificadas.