A RESPOSTA CORRETA NO DIREITO: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DO RACIONALISMO CRÍTICO DE KARL POPPER

Autores

  • Aloyr Dias Lacerda Faculdade de Direito de Vitória (FDV)
  • Alexandre de Castro Coura Faculdade de Direito de Vitória (FDV)

Resumo

O presente artigo trata da questão sobre a existência da resposta correta no direito a partir da perspectiva metodológica de Karl Popper. Será analisado o método hipotético-dedutivo proposto por Popper, dentro de um processo de ruptura com o positivismo e o método indutivo por ele empregado. A seguir, após demonstrar as teorias existentes acerca da resposta correta, o tema será analisado sob a perspectiva do racionalismo crítico, o qual nos levará à conclusão da impossibilidade de se atingir uma resposta correta no direito, embora tal conceito deva servir de parâmetro para elaboração de decisões judiciais racionalmente justificáveis e compatíveis com os ditames da Constituição Federal.

Biografia do Autor

Alexandre de Castro Coura, Faculdade de Direito de Vitória (FDV)

pós-doutorado como visiting scholar na American University Washington College of Law e visiting foreign judicial fellow no Centro Judiciário Federal em Washington D.C. Possui doutorado e mestrado em Direito Constitucional pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ocupou o cargo de professor adjunto nível II no Departamento de Direito da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Atualmente é professor efetivo do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu - Mestrado e Doutorado - da Faculdade de Direito de Vitória (FDV) e Promotor de Justiça no Estado do Espírito Santo. Tem experiência nas áreas de Teoria do Direito e Direito Público, com ênfase em Direito Constitucional. Desenvolve e orienta pesquisas relacionadas a direitos e garantias fundamentais, hermenêutica jurídica e jurisdição constitucional.

Downloads

Publicado

2020-03-29

Como Citar

Lacerda, A. D., & Coura, A. de C. (2020). A RESPOSTA CORRETA NO DIREITO: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DO RACIONALISMO CRÍTICO DE KARL POPPER. Revista Reflexão E Crítica Do Direito, 7(2), 48–65. Recuperado de https://revistas.unaerp.br/rcd/article/view/1720