Atuação do enfermeiro no ensino do autocuidado à criança com Diabetes Mellitus tipo 1 e sua família
DOI:
https://doi.org/10.59464/2359-4632.2024.3398Palabras clave:
Autocuidado, Diabetes Mellitus tipo I, Criança, Enfermagem, FamíliaResumen
Objetivo: Descrever as ações educativas direcionadas ao autocuidado da criança com Diabetes Mellitus tipo 1 (DM1) e a sua família, utilizadas pelo enfermeiro e descritas na literatura científica. Métodos: Trata- se de uma revisão bibliográfica de caráter narrativo. A busca foi realizada nas bases de dados Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Banco de Dados de Enfermagem (BDENF) e Medical Literature Analysis and Retrievel System Online (MEDLINE). Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão foram selecionados 17 artigos, emergindo, após leitura, três categorias temáticas. Resultados: Os resultados evidenciam que o diagnóstico de DM1 na criança ocorre, na maioria das vezes, no momento da hospitalização, devido à falta de conhecimento da família em relação aos sinais e sintomas e demora para procurar por atendimento em saúde. O diagnóstico desencadeia medo e mudanças significativas no cotidiano do portador e em sua família, o que demanda do enfermeiro a elaboração de tecnologias educacionais e de autocuidado criativas e lúdicas. Conclusão: Denota-se que o enfermeiro é fundamental no desenvolvimento do autocuidado no contexto da DM1, a fim de gerar autonomia, conhecimento e minimizar as possíveis complicações decorrentes da doença.
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