Educação ambiental no currículo dos cursos de ciências biológicas: estudo documental
DOI:
https://doi.org/10.59464/2359-4632.2025.3038Palavras-chave:
Educação Ambiental, Formação docente, Currículo de Biologia, Políticas Públicas EducacionaisResumo
Objetivo: Analisar a inserção da Educação Ambiental na matriz curricular e projeto pedagógico de um curso de Ciências Biológicas. Método: Estudo descritivo, exploratório e documental, realizado entre fevereiro e dezembro do ano de 2023, numa Instituição de Ensino Superior da cidade de Quirinópolis- GO. A partir da análise das ementas das disciplinas e matrizes curriculares dos anos de 2009, 2015 e 2021, foram realizadas análises quali-quantitativas para verificar a quantidade de disciplinas e tópicos que fazem referência a temática ambiental. Resultados: As análises apontam que o curso de Ciências Biológicas apresenta a Educação Ambiental em seu projeto pedagógico, ementas e disciplinas, porém, de forma secundária, uma vez que essa temática não está, de um modo geral, atrelada a prática docente, e, quando aparece, está inserida em poucas áreas do conhecimento, como, por exemplo, Ecologia, Botânica e algumas disciplinas pedagógicas, sendo, desta forma, pouco tratada de forma interdisciplinar neste curso. Conclusão: Verificou-se que a inserção do tema ambiental ocorre de modo insuficiente e em apenas algumas disciplinas do curso, comprometendo a formação do indivíduo em relação à Educação Ambiental.
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