O PODER DE FISCALIZAÇÃO E A DIGNIDADE DO EMPREGADO NO AMBIENTE DE TRABALHO: LIMITES DO PODER PUNITIVO DO EMPREGADOR

Autores

  • Rodrigo Guilherme Tomaz UNAERP
  • Letícia Barbosa Rodrigues FUCAMP

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo proceder a verificação dos direitos de personalidade, intimidade do empregado na esfera trabalhista, atrelando aos limites de fiscalização do empregador quanto a dignidade do empregado, versando ainda sobre a aplicação das penalidades cabíveis em caso de insubordinação e desobediência do empregado, trazendo uma análise à advertência e suspensão, medidas estas aplicadas antes de qualquer demissão. Nesta linha, para melhor compreensão e amparo na presente pesquisa, encontrou-se respaldo nos doutrinadores Gustavo Filipe Barbosa Garcia, Amauri Mascaro Nascimento, Maurício Godinho Delgado, dentre outros. Como referencial teórico, optou-se por uma pesquisa essencialmente bibliográfica, utilizando o método de pesquisa dedutivo.  Obtivemos a conclusão que o poder diretivo é essencial nas modalidades trabalhistas, todavia, é necessário ater a necessidade de ponderar e moderar a fim de evitar excessos para não ferir a dignidade do empregado, e assim consolidar uma melhor relação laborativa e interpessoal entre as partes.

Biografia do Autor

Rodrigo Guilherme Tomaz, UNAERP

Professor universitário e advogado. Mestrando em Direitos Coletivos e Cidadania pela Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP, realizando pesquisa com bolsa concedida pela CAPES, Pós-Graduado Lato Sensu em Direito e Gestão Ambiental pela Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG (2012), Graduado em Direito pela Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG (2010), Graduado em Geografia pelo Centro Universitário do Triângulo – UNITRI (2008). Atualmente é profissional liberal, atuando como advogado em diversas áreas do Direito e professor universitário na Universidade do Estado de Minas Gerais, das disciplinas: Direito do Trabalho, Direito Processual do Trabalho e Direitos Difusos e Coletivos.

Letícia Barbosa Rodrigues, FUCAMP

Graduanda em Direito pela Fundação Carmelitana Mário Palmério (FUCAMP)

Downloads

Publicado

2018-11-20

Como Citar

Tomaz, R. G., & Rodrigues, L. B. (2018). O PODER DE FISCALIZAÇÃO E A DIGNIDADE DO EMPREGADO NO AMBIENTE DE TRABALHO: LIMITES DO PODER PUNITIVO DO EMPREGADOR. Anais Do Congresso Brasileiro De Processo Coletivo E Cidadania, (6). Recuperado de https://revistas.unaerp.br/cbpcc/article/view/1291

Edição

Seção

Tutela Coletiva do Trabalho e a Reforma Trabalhista