COMPLIANCE PÚBLICO: UMA NECESSIDADE PARA O BRASIL

Autores

  • Larissa de Castro Coelho UNAERP
  • Sebastião Sérgio da Silveira Universidade de Ribeirão Preto
  • Guilherme Sabi de Mello Antunes Universidade de Ribeirão Preto https://orcid.org/0000-0003-3753-413X

Resumo

O presente trabalho tem como escopo tratar sobre os impactos da implementação do Compliance no setor público, como uma ferramenta de combate à corrupção e consolidadora de direitos coletivos, avanço da economia e aumento de uma reputação positiva. Destarte que o instituto quando implementado pelas pessoas jurídicas de direito públicos e as empresas estatais, é denominado, pela doutrina, como Compliance Público. Ademais, verifica-se a sua fomentação em várias legislações internacionais e nacionais, como Convenção das Nações Unidas sobre a Corrupção, adotada pela Assembleia- Geral em 31 de outubro de 2003 e a Lei das Estatais (Lei nº 13.303, de 30 de junho de 2016). Outro ponto importante é o uso concomitante da governança corporativa para o alcance de uma integralidade pública, por meio dos seus princípios da equidade, transparência, prestação de contas e responsabilidade corporativa. O método de pesquisa se deu pela pesquisa bibliográfica sistemática, através da busca de periódicos e atos internacionais, além da revisão dos clássicos autores de Direito Empresarial, Direito Constitucional e Direitos Humanos. Além disso, também foram realizadas buscas de pesquisa de dados da Transparência Internacional, como o Índice de Percepção de Corrupção de 2021 e Índice de Transparência e Governança Pública. Palavras-chave como diretivas antecipadas de Compliance Público, governança corporativa, direitos coletivos, corrupção, entre outras.

Palavras-chave: Compliance público; governança corporativa; integridade pública; direitos coletivos; corrupção.

Biografia do Autor

Larissa de Castro Coelho, UNAERP

Graduada em Direito pela Universidade de Franca (2020). Pós-graduada em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (2022). Mestranda em Direitos Coletivos e Cidadania pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). Certificada pela Universidade de Santiago de Compostela conjuntamente com a INIEC sobre "Temas Avançados de Direito Público e Privado". Certificada pela Universidad Autónoma da Centro América conjuntamente com a INIEC sobre "Direitos Humanos (teoria e prática)”. Coordenadora e autora da obra “O Pacote anticrime sob a perspectiva da nova geração” pela editora Lemos & Cruz. Organizadora e autora da obra “Código Florestal Comentado e Anotado – Artigo por artigo”, publicado pela Editora JUSPODIVM.

Sebastião Sérgio da Silveira, Universidade de Ribeirão Preto

Graduado em Ciências Jurídicas pela Universidade de Ribeirão Preto (1984), Mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999); Doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004) e Pós-Doutoramento pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra-Portugal (2011). Atualmente é o 8º Promotor de Justiça de Ribeirão Preto, do Ministério Público do Estado de São Paulo; Professor Titular da Universidade de Ribeirão Preto, onde é Coordenador do Curso e do Pós-Graduação em Direito e Professor Doutor do Departamento de Direito Público da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo - FDRP-USP. Integrou, março de 2011 a 2016, o Comitê Executivo Estadual, do Fórum Nacional do Judiciário para a Saúde, do Conselho Nacional de Justiça - CNJ. Editor Chefe da Revista Paradigma e da Revista Reflexão e Crítica do Direito. Membro Colaborador da Corregedoria Nacional do Ministério Público. Tem experiência na área de Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: improbidade; ação civil pública, meio ambiente, terceiro setor, saúde pública, infância e juventude, cidadania e processo penal.

Guilherme Sabi de Mello Antunes, Universidade de Ribeirão Preto

Discente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu, à nível de Mestrado, em Direitos Coletivos e Cidadania pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). Pós-graduado em Direito Processual Civil Aplicado pelo IBDP e Escola Brasileira de Direito (EBRADI). Pós-graduado em Direito e Processo Penal Aplicados pela Escola Brasileira de Direito (EBRADI). Pós-graduado em Advocacia Trabalhista pela Escola Brasileira de Direito (EBRADI). Graduado em Direito pela Libertas Faculdades Integradas. E-mail: guilhermesabi@gmail.com.

Downloads

Publicado

2024-03-07

Como Citar

Larissa de Castro Coelho, Sebastião Sérgio da Silveira, & Guilherme Sabi de Mello Antunes. (2024). COMPLIANCE PÚBLICO: UMA NECESSIDADE PARA O BRASIL. Anais Do Congresso Brasileiro De Processo Coletivo E Cidadania, 11(11), 744–765. Recuperado de https://revistas.unaerp.br/cbpcc/article/view/3152