FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA PUBLICIDADE: INICIATIVAS DE CIENTIFICIZAÇÃO DO CAMPO

Autores

  • João Flavio de Almeida Universidade de Ribeirão Preto
  • Marília MATTOS UNAERP
  • Paula Spinelli UNAERP
  • César Kaue Luz UNAERP
  • Nathalia Viana Bonini UNAERP

Resumo

A articulação entre teoria e prática constitui um eixo central em qualquer domínio do conhecimento e, no campo da comunicação social, especialmente na Publicidade e Propaganda brasileira, essa relação ganha contornos e problemáticas singulares, manifestos, frequentemente, em rejeição da teoria pela prática. Neste artigo, partimos da hipótese de que a prática publicitária pode se beneficiar profundamente da cientificização baseada nas teorias do campo. A dialética entre teoria e prática não apenas impulsiona a inovação e o pensamento crítico, como também fomenta o aprimoramento das abordagens no campo publicitário. Este artigo busca apresentar um conjunto de teorias no campo da Publicidade e Propaganda com o intuito de oferecer um referencial teórico introdutório para uma prática profissional mais científica, distanciando-se de modismos teóricos e de correntes pseudocientíficas. O texto explora as primeiras formulações teóricas que consolidaram o campo e se aprofunda nas contribuições de Gérard Lagneau, Jean Baudrillard e Néstor García Canclini, com o propósito de fortalecer os fundamentos que orientam a prática publicitária contemporânea.

Biografia do Autor

João Flavio de Almeida, Universidade de Ribeirão Preto

Graduado em Comunicação Social, mestre e doutor em filosofia da linguagem pelo PPG Ciências, Tecnologia e Sociedade, da UFSCar. Docente nos cursos de jornalismo e publicidade da Unaerp.

Downloads

Publicado

2024-11-06

Como Citar

Almeida, J. F. de, MATTOS, M., Spinelli, P., Luz, C. K., & Bonini, N. V. (2024). FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA PUBLICIDADE: INICIATIVAS DE CIENTIFICIZAÇÃO DO CAMPO. In Revista | ISSN: 1980-6418, 16(1). Recuperado de https://revistas.unaerp.br/inrevista/article/view/3536

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>