FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA PUBLICIDADE: INICIATIVAS DE CIENTIFICIZAÇÃO DO CAMPO
Resumo
A articulação entre teoria e prática constitui um eixo central em qualquer domínio do conhecimento e, no campo da comunicação social, especialmente na Publicidade e Propaganda brasileira, essa relação ganha contornos e problemáticas singulares, manifestos, frequentemente, em rejeição da teoria pela prática. Neste artigo, partimos da hipótese de que a prática publicitária pode se beneficiar profundamente da cientificização baseada nas teorias do campo. A dialética entre teoria e prática não apenas impulsiona a inovação e o pensamento crítico, como também fomenta o aprimoramento das abordagens no campo publicitário. Este artigo busca apresentar um conjunto de teorias no campo da Publicidade e Propaganda com o intuito de oferecer um referencial teórico introdutório para uma prática profissional mais científica, distanciando-se de modismos teóricos e de correntes pseudocientíficas. O texto explora as primeiras formulações teóricas que consolidaram o campo e se aprofunda nas contribuições de Gérard Lagneau, Jean Baudrillard e Néstor García Canclini, com o propósito de fortalecer os fundamentos que orientam a prática publicitária contemporânea.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 João Flavio de Almeida, Marília MATTOS, Paula Spinelli, César Kaue Luz, Nathalia Viana Bonini

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os trabalhos publicados passam a ser de direito da In Revista, ficando sua reimpressão, total ou parcial, sujeita à autorização expressa da Comissão Editorial da revista. Deve ser consignada a fonte de publicação original.