A SUBSIDIARIEDADE HORIZONTAL E AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE: O EMPODERAMENTO DA SOCIEDADE LOCAL EM TEMPOS DE PANDEMIA DE COVID-19

Autores

  • Ricardo Hermany Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Betieli da Rosa Sauzem Machado UNISC

Palavras-chave:

Conselhos municipais. Direito à saúde. Pandemia COVID-19. Políticas Públicas. Subsidiariedade horizontal.

Resumo

O artigo centra-se em examinar o princípio da subsidiariedade e as políticas públicas de saúde. O problema da pesquisa evidencia-se no seguinte questionamento: como a base teórica da subsidiariedade – na dimensão horizontal - auxilia no empoderamento social local nas políticas públicas de saúde em tempos de pandemia Covid - 19? Buscando responder o problema da pesquisa, utiliza-se o método de abordagem dedutivo e de procedimento histórico, bem como a técnica de pesquisa bibliográfica. A investigação divide-se em três momentos: no primeiro, abordar-se o princípio da subsidiariedade com ênfase no sentido horizontal. No segundo, teoriza-se o direito à saúde como um direito fundamental social subjetivo e verificar-se o Sistema Único de Saúde (SUS). Por fim, no terceiro momento, analisa-se o empoderamento local e social dos municípios nas políticas públicas de saúde, realçando o papel dos conselhos. O estudo se justifica pela sua relevância, por ser voltado na análise da saúde pública brasileira em âmbito local. Conclui-se que segundo propõe o princípio da subsidiariedade, em seu sentido horizontal, os municípios por serem os entes que estão mais próximos dos cidadãos e por conhecerem a realidade local são os mais aptos para realizarem os serviços de saúde pública, nesse sentido com o empoderamento social e local por meio dos Conselhos e da participação ativa dos indivíduos é possível que os municípios atendam às necessidades da população com maior eficiência.

Biografia do Autor

Ricardo Hermany, Universidade de Santa Cruz do Sul

Pós-Doutor na Universidade de Lisboa (2011); Doutor em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2003) e Doutorado sanduíche pela Universidade de Lisboa (2003); Mestre em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (1999); Professor da graduação e do Programa de Pós-Graduação em Direito- Mestrado/Doutorado da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC; Coordenador do grupo de estudos Gestão Local e Políticas Públicas – UNISC. E-mail: hermany@unisc.br

Betieli da Rosa Sauzem Machado, UNISC

Mestre em Direitos Sociais e Políticas Públicas pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Santa Cruz do Sul (2020), com bolsa PROSUC/CAPES, modalidade II. Pós-Graduanda em Direito Processual Público pela Universidade de Santa Cruz do Sul e Centro de Ensino Integrado Santa Cruz. Graduada em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2016

Referências

ALEXY, Robert. Teoria dos direitos fundamentais. São Paulo: Malheiros Editores, 2008.

BALSEMÃO, Adalgisa. Competências e Rotinas de Funcionamento dos Conselhos de Saúde no Sistema Único de Saúde do Brasil. In: BRASIL. Direito Sanitário e Saúde Pública. Brasília: Ministério da Saúde, 2003.

BARACHO, José Alfredo de Oliveira. O princípio da subsidiariedade:conceito e evolução. Rio de Janeiro: Forense, 1997.

BARCELLOS, Ana Paula. O direito à saúde nos 25 anos da Constituição de 1988. In: Clève, Clemerson Merlin; FREIRE, Alexandre. (coord.). Direitos fundamentais e jurisdição constitucional: análise, crítica e contribuições. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2014.

BITENCOURT, Caroline Müller; BEBER, Augusto Carlos de Menezes. O controle social a partir do modelo da gestão pública compartida: da insuficiência da representação parlamentar à atuação dos conselhos populares como espaços públicos de interação comunicativa. Revista de Direito Econômico e Socioambiental, Curitiba, v. 6, n. 2, p. 232-253, jul./dez. 2015.

BONAVIDES, Paulo. Curso de direito constitucional. 24. ed. São Paulo: Malheiros, 2009.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil.Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 05 out. 1988.Disponível em: <http://www.planalto.gov.br>. Acesso em: 16 mar. 2020.

______. Lei n. 8.080, de 19 de setembro de 1990a. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Disponível em: . Acesso em: 18 mar. 2020.

______. Lei n. 8.142, de 28 de dezembro de 1990b. Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8142.htm>. Acesso em: 18 mar. 2020.

______. Ministério da Saúde. Política nacional de plantas medicinais e fitoterápicos. Brasília: Ministério da Saúde, 2006.

______. ¬¬¬______. O SUS no seu município: garantindo saúde para todos. 2. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2009.

BULOS, UadiLammêgo. Curso de direito constitucional.7. ed., rev. e atual. São Paulo: Saraiva, 2012.

CAMARGO, Daniela Arguilar. Federalismo no Brasil e na Alemanha:o fortalecimento da esfera local a partir dos consórcios intermunicipais. Dissertação (Mestrado em Direito), Universidade de Santa Cruz do Sul, 2017.

CANOTILHO, José Joaquim Gomes. Direito Constitucional e teoria da constituição.4. ed. Coimbra: Almedina, 2000.

CASSEB, Paulo Adib. Federalismo: aspectos contemporâneos. Coleção saber jurídico. São Paulo: Juarez de Oliveira, 1999.

CAVALCANTI, Thais Novaes. O princípio da subsidiariedade e a dignidade da pessoa: Bases para um novo federalismo. Revista de Direito Constitucional e Internacional, São Paulo, v. 67/2009, p. 258-277, abr./jun. 2009.

CAVALHEIRO, Andressa Francaro. Direito à saúde no Brasil: a estratégia saúde da família como possível mecanismo densificador. Maringá: HumanitasVivens, 2013.

CEZNE, Andrea Nárriman. A Teoria dos direitos fundamentais: Uma análise comparativa das perspectivas de Ronald Dworkin e Robert Alexy. Revista de Direito Constitucional e Internacional, São Paulo, v. 13, n. 52, p. 51-67, jul./set. 2005.

CONFEDERAÇÃO NACIONAL DE MUNICÍPIOS. Modelo de Decreto: gabinete de crise. Disponível em: < https://www.cnm.org.br/cms/biblioteca/Modelo%20de%20Decreto%20-%20Gabinete%20de%20Crise.pdf>. Acesso em: 01 abr. 2020.

CORAZZA, Ana Helena Scalco. Os contratos de gestão e os termos de parceria firmados entre as organizações sociais e as organizações da sociedade civil de interesse público e os municípios para a execução de serviços públicos de saúde: reflexões e propostas à luz da teoria da ação comunicativa. Dissertação (Mestrado em Direito), Universidade de Santa Cruz do Sul, 2017.

COSTA, Nelson Nery. Direito Municipal Brasileiro. 7. ed. rev., atual. e ampl. Rio de Janeiro: Forense, 2015.

DOWBOR, Ladislau. Reprodução Social. v. 3. Petrópolis: Vozes, 2003.

______. O que é poder local. Imperatriz: Ética, 2016.

DWORKIN, Ronald Myles. É o direito um sistema de regras. In: Estudos Jurídicos, São Leopoldo, v. 34, n. 92, p. 119-158, set./dez. 2001.

ELIAS, Alexandre Nemer. Direito sanitário: autonomia e princípios. Revista de Direito Sanitário, São Paulo, v. 9, n. 2, p. 47-64, jul.,/out., 2008.

GOHN, Maria da Glória. Teoria dos movimentos sociais:paradigmas clássicos e contemporâneos. São Paulo: Loyola 1997.

GONÇALVES, Vania Mara do Nascimento. Estado, sociedade civil e princípio da subsidiariedade na era da globalização. Rio de Janeiro: Renovar, 2003.

HERMANY, Ricardo. (Re) Discutindo o espaço local: uma abordagem a partir do Direito Social de Gurvitch. Santa Cruz do Sul, RS: EDUNISC, 2007.

______. O princípio da subsidiariedade e o direito social de Gurvitch: ampliação das competências municipais e a interface com a sociedade. In: LEAL, Rogério Gesta; REIS, Jorge Renato dos (Org.) Direitos sociais & políticas públicas:desafios contemporâneos. Tomo 5. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2005.

______. TOALDO, Adriane Medianeira. Gestão local da política pública: redimensionamento do pacto federativo em prol da eficácia da saúde pública no Brasil, 2016. In: XII Seminário Nacional Demandas Sociais e Políticas Públicas na Sociedade Contemporânea: II mostra nacional de trabalhos científicos. Disponível em: <https://online.unisc.br/acadnet/anais/index.php/snpp/article/view/14616>. Acesso em: 16 mar. 2020.

JOÃO XXIII. Mater et Magistra, 1961. Disponível em: <https://w2.vatican.va/ content/john-xxiii/pt/encyclicals/documents/hf_j-xxiii_enc_15051961_mater.html>. Acesso em 16 mar. 2020.

KOTLINSKI, Ana Maria Benavides. O novo paradigma de políticas públicas: estado e sociedade civil, uma esfera ampliada. Revista Direito em Ação, v.8, n.1, p. 299-319, 2012.

LEAL, Rogério Gesta. Possíveis dimensões jurídico-políticas locais de direitos civis de participação social no âmbito da gestão dos interesses públicos. In: LEAL, Rogério Gesta (Org.). Administração Pública e Participação Social na América Latina. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2005.

LECOVITZ, Eduardo; et. al. Política de Saúde nos Anos 90: Relações Intergovernamentais e o papel das NOB. Revista Ciência saúde Coletiva. ABRASCO. v.6 n. 2. p. 269-291, 2001. Disponível em: <https://www.scielosp.org/arti cle/csc/2001.v6n2/269-291/>. Acesso em: 16 mar. 2020.

LESBAUPIN, Ivo. Poder local x exclusão social: a experiência das prefeituras democráticas no Brasil. 2. ed. Petrópolis, Vozes, 2011.

MARTINS, Margarida Slema D’ Oliveira. O princípio da subsidiariedade em

perspectiva jurídico-política. Coimbra: Coimbra, 2003.

MARTINS, Wal. Direito à Saúde. Belo Horizonte: Fórum, 2008.

MILLON, Lara Vanessa. Participação popular nas políticas públicas municipais: eficácia e implementação. Revista de Direito, v.13, n.17, p. 59-71, 2010.

PILAU SOBRINHO, LitonLanes. Comunicação e direito a saúde. Sevilla: Punto Rojo Libros, 2016.

PIVETTA, Saulo Lindorfer. Direito Fundamental à Saúde: regime jurídico constitucional, políticas públicas e controle judicial. 2013. 270f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Direito -Mestrado) -Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2013.

RIO GRANDE DO SUL. Decreto n° 55.129, de 19 de março de 2020.Institui Gabinete de Crise para o Enfrentamento da Epidemia COVID-19, Conselho de Crise para o Enfrentamento da Epidemia COVID-19, Grupo Interinstitucional de Monitoramento das Ações de Prevenção e Mitigação dos efeitos do COVID-19 no Sistema Prisional do Estado do Rio Grande do Sul e Centro de Operação de Emergência - COVID 19 (COE COVID-19) do Estado do Rio Grande do Sul. Disponível em: http://www.al.rs.gov.br/legis/M010/M0100099.ASP?Hid_Tipo=TEXTO&Hid_TodasNormas=66183&hTexto=&Hid_IDNorma=66183>. Acesso em: 01 abr. 2020.

SANTOS, Karine Silva dos. A possibilidade da concretização do princípio da subsidiariedade no Município: a ampliação das competências e a modificação na lógica relacional entre Estado e Sociedade. In: Anais do XI Seminário Internacional de Demandas Sociais e Políticas Públicas na sociedade contemporânea;VII Mostra de trabalhos jurídicos e científicos, Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, 2014.

SANTOS, Lenir. CARVALHO, Guido Ivan. SUS: Sistema Único de Saúde - comentários à Lei Orgânica da Saúde - Leis nº 8,080/90 e nº 8.142/90. 4.ed. Campinas: UNICAMP, 2006.

SARAIVA, Rute Gil. Sobre o princípio da subsidiariedade:gênese, evolução, interpretação e aplicação. Lisboa: Associação Acadêmica da Faculdade de Direito, 2001.

SARLET, Ingo Wolfgang. A eficácia dos direitos fundamentais: uma teoria geral dos direitos fundamentais na perspectiva constitucional. 12. ed. rev. atual e ampl. Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 2015.

______. Algumas Considerações em torno do conteúdo, eficácia e efetividade do direito à saúde na Constituição de 1988. In: Revista Eletrônica sobre a Reforma do Estado, n. 11, set./out./nov., 2007.

______. Os direitos fundamentais sociais na Constituição de 1988. In: Revista Diálogo Jurídico, Salvador, v. 1, n. 1, abr., 2001.

SCHMIDT, João P. Políticas públicas: aspectos conceituais, metodológicos e abordagens teóricas. 2018. Revista do Direito. Santa Cruz do Sul, v. 3, n. 56, p. 119-149, set/dez. 2018.

SIRAQUE, Vanderlei. O controle social da função administrativa do Estado: possibilidades e limites na constituição de 1988. Dissertação (Mestrado em Direito), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2004.

TORRES, Silvia Faber. O princípio da subsidiariedade no direito público contemporâneo. Rio de Janeiro: Renovar, 2001.

WENDHAUSEN, Águeda. O duplo sentido do controle social: (des)caminhos da participação em saúde. Itajaí: Univalli, 2002.

Downloads

Publicado

2020-12-08

Como Citar

Hermany, R., & Machado, B. da R. S. . (2020). A SUBSIDIARIEDADE HORIZONTAL E AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE: O EMPODERAMENTO DA SOCIEDADE LOCAL EM TEMPOS DE PANDEMIA DE COVID-19. Revista Paradigma, 29(3), 132–161. Recuperado de https://revistas.unaerp.br/paradigma/article/view/2045